A tabela periódica é feita para classificar e dividir os elementos químicos, a partir de suas propriedades e características, basicamente, sua função é estabelecer uma ordem baseada na classificação dos elementos . A versão atual conhecida da tabela periódica foi feita por Alfred Warner, um químico de origem suíça, que modificou a tabela original elaborada pelo químico de origem Russa, Dmitri Mendeleev, que é creditado com a criação da tabela dos elementos.
A origem da tabela periódica foi dada em grande parte devido à descoberta de vários elementos, embora seja verdade que alguns ouro, prata e mercúrio já eram bem conhecidos desde tempos passados de outra origem gasosa ainda eram desconhecidos. Foi Antoine Lavoisier, considerado o pai da química moderna, que contribuiu com 33 novos elementos. Em 1869, ele havia identificado 63 elementos daqueles que existem na natureza. A primeira tabela publicada por Dmitri não teve muita recepção, no entanto, alguns anos depois, lançaria uma versão melhorada na qual eu até deixo caixas vazias para adicionar novos elementos descobertos.
A tabela periódica é dividida em grupos, existem 18 grupos no total. Dez desses grupos são considerados elementos curtos e oito grupos restantes são conhecidos como grupos longos . Os 18 grupos de elementos são divididos seguindo as recomendações dadas em 1985 pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). Atualmente, há um total de 118 elementos na tabela periódica.
Os 18 grupos de elementos são divididos da seguinte maneira: