O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.
O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
A obra literária regionalista tem sido definida como “qualquer livro que, intencionalmente ou não, traduza peculiaridades locais”, definição que alguns tentam explicitar enumerando tais peculiaridades (“costumes, crendices, superstições, modismo”) e vinculando-as a uma área do país: “regionalismo gaúcho”, “regionalismo ...
Principais características A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia. Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente.
Entre os temas principais da literatura de Azevedo, encontram-se assassinato, traição, incesto, amores não correspondidos, idealização da mulher e violência. No caso de José de Alencar, a obra mais marcante da prosa romântica é Senhora. Em suas páginas, o autor opõe o amor ao dinheiro.
Voltado para a descrição e costumes do cenário brasileiro, os a prosa do romantismo se subdivide em: histórica, regional e urbana. Assim como na poesia romântica, a imagem do índio era associada ao herói da America, ajudando a propagar o sentimento nacionalista idealizado.
Explicação: A prosa romântica introduziu o Romantismo no Brasil. Embora ainda segundo os padrões europeus, na linha de romances como Walter Scott e Honoré de Balzac, a prosa romântica foi determinante para o estímulo à arte nacional e ao sentimento nacional.
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade.
reluzente é o que reluz, brilha e prosa é conversa em oposição a verso.
Diferença entre prosa e verso Prosa é um texto dividido em parágrafos. ... Além de não precisar de ser escrito até o fim da linha, o verso tem outras características que o distinguem de um texto em prosa, como o ritmo, a rima, a métrica e a linguagem predominantemente figurada.
24 sinônimos de reluzente para 2 sentidos da palavra reluzente: Que reluz: 1 cintilante, resplandecente, radiante, lustroso, rutilante, fulgente, fúlgido, fulgurante, lampejante, rútilo, irradiante, iluminante, tremeluzente, tremulante, micante.
Prosa ou proza?
2. Que brilha ou é lustroso. 1. Seus olhos eram reluzentes como a lua.
adjetivo Que ou aquilo que resplandece; que brilha ou reluz; luzente, brilhante: pôr do sol resplandecente. [Figurado] Que demonstra ou apresenta luz: comportamento resplandecente. Etimologia (origem da palavra resplandecente).
Significado de Passarada substantivo feminino Conjunto de pássaros; passarinhada. Os pássaros em geral; passaredo.
Significado de Passarinhada Recuo que a montaria dá quando se assusta. [Culinária] Arroz com passarinhos. Etimologia (origem da palavra passarinhada). Passarinho + ada.
Passarada (ou passaredo, ou passarinhada) é o mesmo que bando de pássaros. Trata-se, portanto, do colectivo que pretende saber.