Atos Administrativos - Acontecimentos que não alteram o patrimônio de uma empresa. Fatos Contábeis - Acontecimentos que provocam alterações qualitativas e /ou quantitativas no patrimônio da empresa. Representam permutações entre os elementos patrimoniais.
Os atos administrativos são os que não provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, não são registrados pela contabilidade. Os fatos administrativos são as transações que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, interessam à contabilidade.
Os fatos contábeis são registrados através de lançamentos efetuados no livro Diário.
Fato contábil é aquele que provoca variação no patrimônio. Tal variação pode, ou não, ter como origem um fato administrativo e explico o porquê. Fato administrativo, como o nome sugere, são aqueles praticados pela gestão da entidade (exemplo: compra de veículo, pagamento de duplicata etc).
Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo. São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário.
Resposta. Mistos aumentativos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita (venda com lucro, aumenta PL). ... Mistos diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa (venda com prejuízo, diminui PL).
Significado de Permutativo adjetivo Que se refere a permuta; que está relacionado com trocas. Etimologia (origem da palavra permutativo).
Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.
Aspectos quantitativos Consiste em dar aos Bens, Direitos e Obrigações seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do Patrimônio da empresa. Veja: Os aspectos qualitativos e os aspectos quantitativos são usados para avaliar o tamanho do Patrimônio da empresa.
Equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa. Também é conhecida como equação contábil básica ou equação fundamental da contabilidade, dada a sua importância para a área. Entenda-se patrimônio como tudo aquilo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo que ela deve (obrigações).
Bens, no âmbito da Contabilidade, são as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas (MARION, 2015). ... Bens tangíveis: “palpáveis”, corpóreos. Alguns exemplos são veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, entre outros.
As contas patrimoniais trazem informações primordiais na avaliação financeira de uma empresa. São uma “fotografia” do tamanho e da situação da organização. Basicamente, consistem em um relatório gerado após o registro de toda a movimentação financeira que impacta na estrutura da companhia.