substantivo masculino Que é parecido ou que se parece com outra coisa ou pessoa; semelhante, idêntico. O que contém ou se baseia numa analogia, na semelhança entre coisas dentro de uma comparação: trabalho análogo ao livro.
Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente.
Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.
Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...
Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.
O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva.
Resposta. O termo homologia está relacionado a órgãos homólogos, que possuem a mesma origem embrionária, executando, entretanto, funções diferentes. ... Já o termo analogia faz menção a órgãos análogos, que realizam a mesma função, entretanto possuem origem embrionária diferente.
Estruturas vestigiais são órgãos, tecidos, células ou estruturas presentes no corpo de um organismo vivo, que perderam ou modificaram a sua funcionalidade não exercendo mais a sua principal função anterior, a qual era exercida em seus ancestrais.
A importância evolutiva desses órgãos vestigiais é a indicação de uma ancestralidade comum. Um exemplo bem conhecido de órgão vestigial no homem é o apêndice vermiforme, estrutura pequena e sem função que parte do ceco (estrutura localizada no ponto onde o intestino delgado liga-se ao grosso).
Podemos definir órgão vestigial como uma estrutura atrofiada que possui pouca ou nenhuma função em um determinado organismo. Um dos principais exemplos de órgãos vestigiais é o apêndice humano.
As evidências moleculares são as similaridades entre o DNA dos seres vivos e os demais seres e seus semelhantes e antecedentes. ... O cromossomo é um agrupado de genes, ou seja, é um filamento de DNA condensado. Um códon é apenas uma trinca de pares de bases, e cada trinca representa um aminoácido.
Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a ...