Tem mais depois da publicidade ;) As menores taxas de mortalidade infantil são dos países desenvolvidos – Finlândia, Islândia, Japão, Noruega e Suécia (3 mortes a cada mil nascidos). As piores médias são dos países pobres, especialmente das nações africanas e asiáticas.
→ Taxa de mortalidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. - A taxa de mortalidade é baixa. - A boa qualidade e expectativa de vida fazem parte da realidade da população desses países. - A população tem acesso a programas de saúde, medicamentos e vacinas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.
Traumas matam mais que as três grandes endemias: malária, tuberculose e AIDS. Anualmente 5,8 milhões de pessoas morrem por trauma em todo o mundo, 32% a mais que a soma das mortes por malária, AIDS e tuberculose.
Explicação: As lesões não-letais são aquelas compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após cessada a agressão; a letalidade/não-letalidade está frequentemente ligada à qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula atingida. sinonimo de letal: fatal.
Os principais mecanismos do trauma em idoso são: as quedas do próprio nível e os atropelamentos. Entre os idosos, as mulheres são mais acometidas pelo trauma. Já em relação à idade, os idosos acima de 70 anos são as principais vítimas do trauma.
As mais comuns, são as fraturas do colo do fêmur, as fraturas transtrocanterianas e as fraturas subtrocanterianas.
O conceito de reserva fisiológica limitada é consistente com as alterações funcionais que reconhecidamente ocorrem em praticamente todos os órgãos do organismo na fase de envelhecimento e é bastante variável entre pessoas e entre os diversos sistemas orgânicos.
São alterações orgânicas do envelhecimento, exceto: a) Presbiopia (diminuição da acuidade visual).