Da boca aos estômago Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
Na boca o alimento é mastigado e umedecido pela saliva. Ao engolir o alimento ele passa pela faringe e esôfago, chegando ao estômago. No estômago o alimento é amassado, misturado e umedecido pelo suco gástrico, continuando o seu processo de transformação.
a língua tem a função de guiar e moldar o alimento entre os dentes, pra que seja mastigado. Explicação: a língua pressiona o bolo alimentar contra os dentes e mistura a saliva com o alimento. ela empurra o alimento para a faringe, iniciando a deglutição.
A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.
Os dentes são estruturas resistentes que estão localizadas em nossa boca e possuem como função a quebra do alimento em partículas menores para facilitar a ação de enzimas digestivas. Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão.
Função das glândulas submandibulares As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago.
As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva. São classificadas como glândulas exócrinas, com a função de secretar saliva. A saliva é importante para o início do processo de digestão.
As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos. As glândulas submandibulares, que ficam abaixo da mandíbula, produzem saliva debaixo da língua.
Glândulas salivares com mal funcionamento produzem menos saliva, causando boca seca e cáries dentárias....Vários tipos de desordem afetam as glândulas salivares:
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
Colocar gelo ajudará na diminuição do inchaço. No entanto, evite chupar o gelo e deixe-o derreter na sua língua. Chupá-lo vai causar mais inchaço.