O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão. Portanto, o cromossomo corresponde a cromatina condensada. Para se ter ideia do grau de condensação, o cromossomo é a única estrutura visível durante a divisão celular.
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.
Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos. ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
A cromatina é importante por que é responsável pelo armazenamento, transmissão e expressão da informação genética. ... A cromatina consiste em um conjunto de fios, onde cada fio é uma molécula de DNA. É o DNA compactado com outras proteínas (histonas). Esses fios são os cromossomos.
O termo “cromo” significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. ... Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).
Significado de multinucleado [Biologia] Diz-se da célula que tem muitos núcleos.
Praticamente em todas as células eucariontes há somente um núcleo em seu citoplasma, mas podemos encontrar células que possuem dois núcleos, chamadas de binucleadas, como os protistas ciliados; as chamadas multinucleadas, que são células que possuem vários núcleos, como as células musculares do coração; e também as ...