A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.
al (2019) a relação C/N nada mais é do que a razão entre as quantidade de carbono (C) e nitrogênio (N) presente na biomassa da cultura.
O conjunto de fatores condicionantes para o bom desenvolvimento de um sistema biologicamente complexo como a compostagem deve ser balizado por uma série de parâmetros, sendo que cada tipo de material a ser compostado exige uma combinação ótima de umidade, aeração, relação C/N, pH, granulometria e altura de leira.
As leiras são feitas de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca principalmente galhos e material grosseiro provenientes de podas, ao receber os resíduos uma mistura é feita para garantir a inoculação do composto. O sistema funciona com aeração passiva, garantindo o processo termofílico de compostagem.
Resumidamente, no processo de compostagem ocorre a formação de gás carbônico (CO 2), vapor de água (H 2O), calor, matéria orgânica compostada (húmus) e material orgânico líquido. No Brasil, cerca de 50% dos resíduos urbanos é matéria orgânica passível de reciclagem por meio de processos de compostagem.
O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.
O material seco pode ser obtido em lojas de construção – serragem, por exemplo, desde que a mesma não tenha entrado em contato com cola ou verniz – ou encontrado no próprio jardim de casa. Grama, folhas secas e palha são totalmente indicadas para a compostagem.
Aprenda a fazer uma composteira caseira
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Passo a passo Na caixa do meio forre o fundo com serragem; Na caixa que ficará na parte superior, coloque as minhocas com um pouco de substrato e tampe; Deposite o lixo orgânico na primeira caixa e depois cubra com matéria vegetal seca.
1 - Separe três caixas plásticas escuras, sendo uma com tampa, para compor os andares da sua composteira. 2 - Reúna cerca de 100 minhocas. 3 - Empilhe as três caixas. 4 - Faça pequenos furos nos dois primeiros andares para o resíduo orgânico diluído cair e as minhocas se movimentarem.
Basta depositar galhos, frutos, flores e folhas molhadas, que caem das árvores por causa das chuvas em um recipiente, que pode ser um balde, para que comece o processo de compostagem, ou seja, a decomposição da matéria orgânica que libera o chorume.
Coloque 5 cm de terra preta nas duas caixas que foram furadas com a broca n°4 e cubra a terra com as minhocas. Por cima das minhocas, jogue o lixo orgânico de cozinha sempre na caixa de cima e cubra com serragem de madeira ou folhas secas, tampando a composteira.
O ideal é que haja duas composteiras por casa. Quando uma delas estiver com o Balde 2 totalmente cheio, acrescentar uma camada de 5 cm de matéria seca e deixar descansar por 30 dias, obtendo-se um composto escuro e sem cheiro, pronto para ser usado nas plantas, misturado à terra na proporção de 3 kg por metro quadrado.
Como fazer:
PASSO A PASSO
A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) pra uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Para acelerar o processo de decomposição, são coladas minhocas nesta segunda caixa. A terceira caixa, também digestora, será utilizada quando a segunda estiver cheia.
Para montar a sua mini composteira doméstica você vai precisar de:
Composteira com garrafa pet
A compostagem, além de ser mais rica em nutrientes que adubos industriais, é mais sustentável que as outras técnicas, pois é a reciclagem de resíduos orgânicos. Como fazer: Você vai precisar de uma garrafa PET, tesoura, meia calça, terra e elementos secos e úmidos, como frutas, verduras e folhas secas.
Vaso compostor
Como fazer
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
- Que fim terá os restos orgânicos colocados na minicomposteira? ... Após vinte dias retire o composto orgânico da garrafa e peça para seus alunos fazerem uma inspeção detalhada, anotando tudo o que observarem.
Os resíduos de alimentos se degradam espontaneamente em ambientes naturais e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Alguns podem ser colocados na composteira, já outros quando colocados atrapalham o processo de degradação e atraem vetores.
Já o que não pode ser colocado na composteira são frutas cítricas, fezes de cães e gatos, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo, papel, arroz, serragem de madeira tratada, carvão vegetal e plantas doentes. Estes materiais comprometem a biodegradação da matéria orgânica dentro da composteira.