substantivo feminino Pessoa honesta, que segue a justiça e age com retidão. Etimologia (origem da palavra justa). Feminino de justo, do latim justus.a.um.
– Iniquidade: Enquanto que transgressão tem a ver com uma rebelião de algo explicito e externo e escrito, iniquidade tem a ver com algo interno, com a perversidade de mente - aos impulsos maus do seu íntimo, do seu coração e sua mente. Iniquidade tem a ver com as obras distorcidas e secretas de seu homem interior.
Jesus disse: “A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12). ... Significa que a maldade se multiplicou no coração dos homens. Sim, a maldade cresceu dentro de mim e de você. A cada novo dia, os sinais do fim dos tempos e da volta do Senhor Jesus, tornam-se mais intensos.
Para Bonfante,1 o termo aequitas significa igualdade - princípio informador do direito – que, muitas vezes, não correspondia à norma jurídica, surgindo, então, a antítese entre ius e iustum, ou aequum.
É o respeito pelo direito de cada pessoa, adequando a norma ao caso concreto, pelo que se considera justo. É a apreciação e julgamento justo em virtude do senso de justiça imparcial, visando a igualdade no julgamento.
Em casos onde o ordenamento jurídico não atende ao caso concreto, o operador está diante das chamadas lacunas da lei. As lacunas da lei representam a ausência de uma norma específica, ou mesmo de um critério para a aplicação de outras normas.