Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais. Sua utilização deve ser complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID).
Para utilizar o Cif cremoso basta passar o pano na superfície que deseja limpar, lembrando que não é preciso esfregar, pois com pouco esforço as sujeiras serão eliminadas.
A CIF é um sistema de classificação que descreve a funcionalidade e incapacidade relacionada às condições de saúde, refletindo uma abordagem que muda o foco das consequências da doença para destacar também a funcionalidade como um componente da saúde.
7) A CIF foi desenvolvida para registrar a funcionalidade não exclusivamente relacionada à incapacidade física ou sensorial. Ao ampliar para, por exemplo, aquelas de caráter emocional e social, descreve o impacto transitório ou definitivo decorrente das enfermidades.
Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: Funções e Estruturas do Corpo. Atividades e Participação.
são classificados principalmente na CID-10 (abreviação da Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão) (4), que fornece uma estrutura etiológica. A funcionalidade e incapacidade associadas aos estados de saúde são classificadas na CIF.
A CIF é capaz de unificar a linguagemdiagnóstica em Fisioterapia e em outras áreas da Saúde Funcional, de forma a respeitaruma linguagem padronizada internacionalmente, criada pela Organização Mundial daSaúde.
Uma importante característica da abordagem que foi adotada na CIF é a "universalização" do entendimento de deficiência ou incapacidade, pois reconhece a população inteira como sendo passível de apresentar uma doença crônica, deficiência ou incapacidade, como uma condição humana compartilhada21.
Também conhecida como Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, ela foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1893. Entretanto, nessa época, foi chamada de “lista internacional das causas de morte”.
Para fins de delimitação da problemática das deficiências no Brasil, são apresentados neste documento os tipos de deficiências mais abrangentes e frequentes, segundo a classificação adotada pela OMS, ou seja, as pessoas com deficiência mental, motora, auditiva, visual e múltipla.
Com a utilização do CIF, tem-se uma noção de dificuldades e danos que as pessoas sofrem ou podem vir a sofrer com uma determinada doença, com menos foco na causa, e sim nas consequência, o que permite um diagnostico mais amplo e que leva a dar mais importância a doenças que poderiam não estar no CID, mas que podem ...
M21 - Outras deformidades adquiridas dos membros