Para um SCR em boas condições, ao fazermos sua conexão ao circuito e ligarmos a alimentação, a lâmpada deve permanecer apagada. Se a lâmpada acender o SCR se encontra em curto. Alcançando a posição em que a lâmpara acende podemos ler no multímetro a corrente de disparo.
O DIAC, ou Diode for Alternating Current, é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. ... O DIAC é normalmente usado para disparar TRIACs e SCRs.
O DIAC, cujo símbolo poderá ser visto na figura abaixo, consiste num dispositivo que apresenta uma característica de resistência negativa no ponto de disparo. Os DIACs disparam com tensões típicas em torno de 35 V, quando então é possível produzir um pulso de alta intensidade e curta duração para o disparo de TRIACs.
terminal conhecido como Gatilho (Gate ou Porta). Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação, para um SCR conduzir, além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso.
Como o próprio nome indica, o SCR é um retificador controlado, ou seja, um elemento ou um circuito que realiza a conversão da corrente alternada em corrente contínua e que controla o quanto "chega" de tensão, de corrente e de potência na carga.
O bloqueio de um SCR ocorre quando a corrente de anodo se torna menor do que a corrente de manutenção (IH). Em um circuito de corrente alternada, acorrente passa pelo zero em algum ponto do ciclo. Isso já leva o SCR ao bloqueio (IA < IH).
2. Como se pode bloquear o tiristor quando este se acha no estado de condução? Mediante a aplicação de uma corrente inversa entre anodo a catodo. O tempo dessa aplicação deve ser superior ao “tempo de bloqueio”.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo.