A principal função dessa substância, que forma a cutícula, é atuar como uma camada protetora contra a perda excessiva de água, além de proteger contra o excesso de radiação solar.
Eponíquio é o nome (bem) menos popular da cutícula, importante camada de pele que protege a região de bactérias.
Camada não celular, superficial, segregada pela epiderme que reveste os seres vivos. A cutícula nas plantas superiores é formada por material lipídico denominado cutina e recobre, numa camada contínua, as partes aéreas interrompendo-se apenas ao nível das lentículas e dos estomas.
Para evitar esse problema, o segredo é usar o amolecedor de cutículas e deixar o produto agindo nas pontas dos dedos por 5 minutinhos. Depois, é a hora de facilitar ainda mais a cutilagem usando uma espátula. Basta empurrar a pele com cuidado e desprendê-la totalmente da unha.
No dia em que for fazer as unhas, aplique um amolecedor mais potente depois de retirar o esmalte e deixe agir por, no mínimo, cinco minutos. Quando as pelinhas já estiverem bem moles, empurre com cuidado com a espátula para desgrudá-las da unha e facilitar o trabalho com o alicate.
Então, para começar, aplique um creme para amolecer as cutículas e hidratar a região; 2 - Depois de alguns minutinhos, retire o excesso do creme; 3 - Feito isso, pegue uma espatula e use-a para já começar a empurrar a cutícula dos cantinhos. Esse detalhe simples vai te ajudar - e muito!
Como fazer unhas passo a passo
Basta colocar uma colher de açúcar cristal em um pouco de hidratante comum e massagear as cutículas com a mistura. O esfoliante tirará resíduos naturais das unhas, como o excesso de células mortas. Caso prefira, o hidratante comum pode ser substituído por condicionador.
1 colher de sopa de hidratante corporal de sua preferência; 3 gotas de óleo de amêndoas ou azeite de oliva extra-virgem. Em um recipiente, misture todos os ingredientes e mexa até formar uma pasta homogênea. Aplique a misturinha na região das cutículas e massageie a área com movimentos circulares por alguns minutinhos.
Para resolver o problema, esfregue nas unhas pasta de dente branca e enxágue com água morna. Use cremes removedores de cutículas: cada vez mais os cremes estão modernos e auxiliam quem não tem prática com o alicate. Basta aplicar o produto, esperar o tempo de pausa e depois empurrar com uma espátula. Super simples!
Segundo a manicure, este é o jeito mais fácil de fazer em casa. Aplique um pouco de creme emoliente nas unhas. Em seguida, coloque um pedaço pequeno de algodão sobre cada uma delas e borrife um jato de água, que pode ser fria ou morna. Ajuste o algodão para que cubra toda a unha e faça o mesmo processo na outra mão.
Amoleça as cutículas Você pode apenas empurrá-la e cortar o excesso com alicate ou removê-la completamente. Para isso, é importante o alicate estar afiado, mas você deve ter cuidado. De preferência, tente empurrá-la com a espátula e cortar de uma vez.
O uso do bicarbonato de sódio é perfeito para amolecer as cutículas. Como fazer? Misture em um recipiente, água e bicarbonato. Em seguida, mergulhe os dedos na mistura e com a ajuda de uma escova fininha, espalhe essa mistura nas unhas e cutículas deixando agir por alguns minutos e lave normalmente.
A maneira mais rápida de aglomerar esses ingredientes é misturando, raspando e congelando eles. Depois de algumas horas, o creme de hidratação irá se solidificar ainda mais.
Como cachear o cabelo ondulado