Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
Guerra é um jogo simples em que você tenta bater o número das cartas do seu oponente. Por exemplo, se o seu adversário jogar um cinco, e você um seis, você ganha a rodada e a carta dele. O objetivo do jogo é capturar todas as cartas do seu oponente.
Como se joga? Coloque as 8 primeiras cartas sobre a mesa com a face voltada para cima e distribua outras 4 cartas para cada jogador. O primeiro que receber deve verificar entre as cartas de sua mão se há alguma cujo número ou naipe corresponde às que estão na mesa.
As cartas são colocadas de face para baixo. Cada jogador tira uma carta do fim do baralho e coloca em cima da mesa com a face virada para cima. Ganha a carta do adversário aquele que tiver a carta maior (animal mais rápido - com mais estrelas).
Local: sala de aula, pátio ou quadra Depois de embaralhadas e distribuídas todas as cartas, cada criança faz um monte com suas cartas, com as faces voltadas para baixo. A criança que começar a jogar deverá puxar a carta do topo de seu monte, colocar no centro da mesa e falar claramente “Ás”.
O objetivo deste jogo é formar uma sequência, colocando cada carta com o valor, na posição correta.Um exemplo de como jogar se inicia com oprimeiro participante pegando a primeira carta do monte. Ela indicará qual das cartas da sequência deve ser substituída.
O Jogo. Após a distribuição das cartas o primeiro jogador compra uma carta do maço, tenta formar jogos e se possível bater. Descarta uma carta dando início a lixeira. Quando o jogador descarta uma carta, a vez é passada ao jogador seguinte, seguindo o sentido horário.
O objetivo do jogo é conseguir trincas ou sequências combinando um grupo de nove cartas, sendo que trincas são três cartas de naipes diferentes (mas do mesmo valor) e sequências são três cartas do mesmo naipe em ordem numérica (por exemplo: dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas).