crossorigin="anonymous">
Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
Características do discurso direto É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala.
Ao adotar o discurso direto, o texto tem como efeito a opinião do próprio personagem a respeito de um assunto. ... No discurso indireto há uma interferência do narrador na fala da personagem. E por fim, no discurso indireto livre existe tanto a intervenção do narrador, quanto das personagens.
O discurso direto:
Normalmente o discurso direto que reproduz na escrita um dialogo, é introduzido por verbos de locução, como falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, exclamar, gritar, aconselhar etc.
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. Pode ser também utilizado por questões de humildade - para não falar algo que foi dito por um estudioso, por exemplo, como se fosse de sua própria autoria. ...
Resposta. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. verbos como: dizer,falar,perguntar entre outros servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vidas como en uma peça teatral.
Resposta. Resposta: O discurso direto e indireto e o indireto livre são mais comuns de serem vistos de modo contextualizado, ou seja, dentro de textos narrativos.
Discurso direto é a citação literal de algo que alguém disse. No texto escrito, são utilizadas marcas gráficas como aspas ou travessão.
O discurso direto se distingue do discurso indireto livre porque nele ocorre a transcrição exata da fala das personagens, introduzida por um travessão. No discurso direto, a voz das personagens é inserida de forma autônoma na narrativa, sem que haja participação do narrador.
Discurso indireto livre É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.
Significado de Direto [Figurado] Claro, franco, sem rodeios. Linha direta, em genealogia, série de graus de parentesco entre pessoas que descendem umas das outras (opõe-se a linha colateral).
O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens. ... No discurso indireto livre o narrador assume o lugar da outra pessoa do discurso, assumindo sentimentos e pensamentos, inserindo-os na sua própria narrativa.
adjetivo Que não é direto; que não conduz diretamente ao alvo; tortuoso: itinerário indireto. Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto.
Para fazer a passagem do discurso direto para o discurso indireto, precisamos fazer as seguintes mudanças....Tempos verbais.
O discurso direto em inglês, chamado de direct speech – repete-se ao pé da letra a fala da pessoa. Consiste em períodos simples. O discurso indireto em inglês, chamado de indirect speech ou reported speech – relata-se com as nossas palavras o que a pessoa falou.
Discurso direto (direct speech) – quando relatamos o que alguém disse, usando as mesmas palavras que a pessoa utilizou: She said, “I love you.” => Ela disse “eu te amo.” ...
O reported speech representa o discurso indireto em inglês. Utilizamos essa forma quando vamos reproduzir a fala de outra pessoa, ou seja, quando vamos reportar o que já foi dito por alguém.
Discurso indireto: Bob told Mary that he loved her. (Bob disse à Mary que a amava). Apesar de ambos significarem “disse”, devemos usar “said” toda vez em que na frase não for mencionado com quem se está falando.
De forma resumida, "told" precisa de um objeto (me, you, them, John, Mary, etc). "Said" não pede complemento.
O reported speech, ou discurso indireto, é a maneira de falar sobre algo que alguém disse ou até mesmo para repassar uma notícia. Falado na voz de quem está contando a ação e não de quem a viveu, esse mecanismo do idioma possibilita melhorar as técnicas de conversação.
Estes verbos são usados para relatar ou informar o que alguém disse e são uma parte fundamental do indirect speech discurso indireto. Os verbos mais comuns desta tipo são: say e tell.
Os reporting verbs mais comuns são "say" e "tell". Usamos o reported speech (discurso indireto) para dizer que alguém disse, ou falou, contou, perguntou alguma coisa para alguém. Geralmente, quando usamos o reported speech, usamos os verbos no passado, pois estamos falando que alguém falou algo.