Nessas sinapses não há participação de neurotransmissores, o sinal elétrico é conduzido diretamente de uma célula a outra através de junções comunicantes (gap junctions). Essas junções são canais que conduzem íons, obtendo respostas quase imediatas, isso quer dizer que o potencial de ação é gerado diretamente.
Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
Nossas emoções dependem de níveis flutuantes de neurotransmissores, que causam a ativação de diferentes partes do cérebro responsáveis por diferentes humores, ou ativam partes do cérebro que desencadeiam a estimulação do sistema nervoso autônomo.
A noradrenalina possui como uma de suas funções aumentar a energia química no organismo para dar respostas rápidas em situação de estresse. Noradrenalina ou norepinefrina é um hormônio da família das catecolaminas, também conhecidas como aminas biogênicas. Também fazem parte desse grupo a dopamina e a adrenalina.
Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina[1]. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala. “Os neurônios precisam de neurotransmissores para se comunicar.
O GABA (ácido gama-aminobutírico) é um aminoácido natural que age como neurotransmissor no cérebro, bloqueando os impulsos entre as células nervosas do órgão. Os neurotransmissores funcionam como mensageiros químicos.
Beber chás que contenham o aminoácido l-teanina, pois aumentam os níveis de GABA (melissa, camomila e maracujá). Consumir alimentos probióticos,como iogurtes e leites com lactobacilos, kefir, chucrute e kimchi, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, elevando a produção de GABA pelo sistema digestivo.
A dose recomendada de GABA para um adulto é de 400mg, podendo ser administrado de 750 a 800mg em pessoas com excesso de sobrepeso e atletas avançados. O melhor horário para a ingestão de GABA é de 1 hora a 30 minutos antes de dormir, ou conforme orientação médica.
Nada que comemos realmente contém GABA, um neurotransmissor conhecido como Valium da natureza por seus efeitos calmantes. Mas certos alimentos contêm seu bloco de construção, o aminoácido glutamina. Entre eles: carne de porco, carne bovina, sementes de gergelim e girassol, aveia, repolho, espinafre e salsa.
A função principal do GABA como neurotransmissor inibidor é desacelerar a atividade cerebral. Além disso, também está envolvido na visão, no sono, no tônus muscular e no controle motor. É amplamente distribuído tanto dentro quanto fora do sistema nervoso central.
Possíveis efeitos colaterais Isso acontece porque, enquanto aumenta a produção de serotonina, o 5-HTP também pode reduzir a concentração de outros neurotransmissores importantes. Outros efeitos mais imediatos podem incluir náuseas, vômitos, acidez, dor de barriga, diarreia e tonturas.