Contudo, geralmente, a restauração de granitina engloba processos como: uso de máquinas de discos diamantados e aplicação de cera ou até mesmo resina para que o piso fique com uma aparência natural.
A restauração dos pisos de mármore é realizado em quatro etapas sendo que uma delas é o polimento. Para que o revestimento volte a apresentar a sua aparência brilhante é necessário que ele passe por uma raspagem, que sejam reparadas suas rachaduras, o polimento e por fim a sua impermeabilização.
Na hora de restaurar seu piso de ardósia, será necessária uma limpeza mecânica com feltros, um polimento para nivelamento do piso e, depois disso, aplicação de uma resina acrílica ou epóxi para impermeabilizar. A manutenção da pedra é simples, uma limpeza com detergente PH neutro já resolve!
Quer uma receita boa (e econômica!) para limpar seu piso?:
A resina epóxi pode ser outra excelente forma de transformar seu piso, podendo ser aplicada sobre diversos tipos de materias como metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral, azulejo, contrapiso, concreto e cimento queimado.
Se o piso ou azulejo forem brancos, por exemplo, a maneira mais comum é passar massa corrida com uma espátula sobre os buracos e depois lixar. Também pode optar por rejunte na cor do azulejo. Ainda existem adesivos tapa furos autocolantes que podem ser encontrados à venda na internet por menos de R$4.
Para consertar porcelana lascada, você precisará de um adesivo de preenchimento, de argamassa para porcelanato ou de um esmalte de retoque para substituir o material perdido. Verifique se o produto utilizado pode ser pintado depois da aplicação - caso você queira pintá-lo após o reparo.