A Auditor é o responsável pela análise dos processos a atividades de uma empresa, especialmente da parte fiscal e contábil. Ele garante que os processos sejam cumpridos e ajuda a empresa a ficar em dia com os procedimentos legais.
Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte; Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte; Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.
O objetivo do planejamento da auditoria é permitir que o trabalho do auditor seja realizado de maneira eficaz e eficiente. ... Ao planejar seu trabalho, o auditor estabelece metas para que o serviço de auditoria seja de excelente qualidade e ao menor custo possível.
O primeiro passo para planejar a auditoria interna é a elaboração do programa anual de auditorias....Como planejar uma auditoria interna?
Auditoria financeira Também conhecida como auditoria contábil e fiscal, é responsável por analisar se o patrimônio da empresa está sendo bem gerido. Bem como revisar as demonstrações financeiras para assegurar a fidelidade dos registros. E, ainda, garantir que as obrigações estão sendo seguidas conforme a lei manda.
Os procedimentos de auditoria interna envolvem: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter comprovações suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
O auditor interno assume a importante responsabilidade de avaliar os controles contábeis, financeiros e operacionais da empresa. Também avalia os riscos e deve assegurar o cumprimento das normas e políticas de procedimentos internos, certificando a integridade e a eficácia dos controles.
Auditoria interna São eles que analisam os procedimentos, as práticas de controles internos, os regulamentos, além de avaliarem os registros. ... Na auditoria interna o principal objetivo é encontrar meios para garantir o devido cumprimento dos regimentos, das normas e das políticas internas empresariais.