Resposta: É classificado como verbo intransitivo, pois não necessita de um complemento.
Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,... Apresenta-se com o verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.
Modo indicativo
Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. ...
O futuro do presente composto do indicativo se refere a um fato futuro que estará terminado antes de outro fato futuro. Pode expressar tanto certeza como incerteza.
Para passar a frase para o futuro, você deve acrescentar o "will" + o verbo no infinitivo. Exemplo: I will play videogame (Eu vou jogar videogame). (Basta colocar o verbo no infinitivo sem -TO.
O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.
Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito. O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal.
A partir do pretérito perfeito do indicativo são formados três tempos verbais, sendo dele derivados: pretérito mais-que-perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do subjuntivo.
O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.
Futuro do presente é algo que, com certeza irá acontecer. Já o futuro do pretérito é uma condição ou algo que aconteceria, mas por algum motivo não aconteceu.
Frases com a palavra teria A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.
Ato de ter, possuir. Você não teria um lápis para me emprestar?
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3.
Nós somos de Faro....ser.
Modo Indicativo
Pretérito perfeito: fui, foste, foi, fomos, fostes, foram. Pretérito mais-que-perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram. Futuro do Presente: serei, serás, será, sermos, sereis, serão. Futuro do Pretérito: seria, serias, seria, seríamos, seríeis, seriam.
1 existido, vivido, estado, ficado, virado, tornado. Acontecido: 2 acontecido, ocorrido, decorrido, sucedido, desenrolado, passado, dado, processado, transcorrido.
Portanto, morfologicamente, estas formas podem permutar. No entanto, elas são diferentes quanto à frequência de emprego e ao seu valor. Assim, o emprego do auxiliar "haver" nesta situação é menos usado. Vulgar é a utilização do tempo composto com o auxiliar "ter": tinha tido, ele tinha feito, tínhamos dito, etc.
2 trazia, levava, portava, carregava, acompanhava-se. Exemplo: Minha avó sempre tinha linha e agulha na bolsa.