A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação ...
As cirurgias podem ser classificadas de acordo com a finalidade do tratamento cirúrgico: - Cirurgia Curativa: Tem por objetivo extirpar ou corrigir a causa da doença, devolvendo a saúde ao paciente. Para essa finalidade é necessário às vezes a retirada parcial ou total de um órgão.
Existem várias políticas, protocolos e boas práticas que devem ser seguidos para garantir a Cirurgia Segura, entre eles se destacam:
Já o técnico em enfermagem e o auxiliar são ajudantes diretos do enfermeiro chefe, e são responsáveis por verificar o funcionamento, conservação e manutenção dos equipamentos que compõem o centro cirúrgico.
Técnica de enfermagem: seu papel é o de acolher a gestante na sua chegada e realizar cuidados prescritos pela equipe médica e pela enfermeira obstetra. No Centro Obstétrico é responsável pelo preparo e organização dos materiais necessários para a realização do parto.
O Centro Obstétrico é a unidade de atendimento ao parto normal e/ou cirúrgico de risco habitual e alto risco.
A estrutura do Centro Obstétrico conta com sala de recepção e exames às gestantes, dois boxes de pré-parto, três salas equipadas para os partos e sala de recuperação exclusiva para acolher até seis mamães.
É um técnico de enfermagem que ajuda em qualquer procedimento que a equipe precise fazer. Ele ocupa o lugar em que pode ficar qualquer acompanhante escolhido pela paciente. Está lá para dar apoio e viver a emoção junto com a mãe do bebê.
Orientar durante toda a internação sobre o aleitamento materno, massagem e ordenha. Reduzir fatores que provocam a dor na puérpera, promovendo medidas de conforto e a terapêutica adequada para a dor. Auxiliar e orientar nos cuidados ao recém-nascido. Disponibilizar–se a ouvir possíveis queixas e dúvidas.
Cuide-se bem:
Alimentos ricos em fibra e pastosos são boa opção. Um fator que pode dificultar o funcionamento intestinal é sentir vontade de ir ao banheiro, mas adiar porque está amamentando. Isso pode gerar constipação em algumas mulheres.
Os cuidados de Enfermagem ao RN realizados no Alojamento Conjunto são: administração da vacina BCG (Bacillus Calmette- Guérin) e vitamina K1 (Kanakion), profilaxia com o nitrato de prata a 1%, banho, curativo do cordão umbilical e orientações às puérperas no que diz respeito à amamentação, cuidados de higiene do ...
O alojamento conjunto tem como objetivo a integração mais íntima da mãe com o recém-nascido (RN), contribuindo para: estabelecer um relacionamento afetivo favorável entre mãe-filho, desde o nascimento; educar a mãe e o pai, desenvolvendo habilidades e proporcionando segurança emocional quanto aos cuidados com o bebê; ...
1 - ALOJAMENTO CONJUNTO é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 hora por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar.
2º O Alojamento Conjunto é o local em que a mulher e o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanecem juntos, em tempo integral, até a alta.
Significado de Alojamento substantivo masculino Ato ou efeito de alojar. Lugar em que se acomodam os internos de um colégio, hospital etc.
A maternidade responsável, portanto, deve proporcionar ao feto e, posteriormente, ao bebê um vínculo afetivo sadio, garantindo a satisfação de suas necessidades fisiológicas e afetivas.
substantivo feminino Estado, qualidade de ser mãe. Laço que liga a mãe aos filhos. Ação de pôr uma criança no mundo: a maternidade não chegou a alterá-la. Estabelecimento hospitalar onde se fazem partos.
Na maternidade, o alojamento conjunto é o sistema hospitalar que permite que os dois fiquem juntos, por tempo integral, até a alta. Além de favorecer o estreitamento do vínculo mãe/filho, o alojamento conjunto possibilita que os pais observem o recém-nascido durante todo o tempo.
O trabalho de parto é divido em quatro fases, na seguinte ordem: dilatação, expulsão, dequitação e Greenberg.