Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos, com treinos de força e aeróbicos, além de uma alimentação adequada, rica em proteínas e nutrientes, de preferência presentes em carnes magras, derivados de leite e vegetais, como soja, lentilha e quinoa.
Outros Métodos Para Melhorar o Ganho de Massa Magra
Bem, isso pode acontecer devido a diversos fatores, sendo um deles, o nível de creatinina no sangue. Ela se origina a partir do metabolismo da creatina natural produzida pelo nosso organismo, relacionada à reserva energética e ao processo de contração muscular quando fazemos exercícios.
Essa relação deve-se principalmente a resistência insulínica (RI), inflamação, estresse oxidativo, produtos avançados de glicação, complicações vasculares, entre outros. RI e mau controle glicêmico predispõe a doença microvascular muscular crônica.
Estudos apontam que o ganho de massa muscular é menor no individuo portador de Diabetes, podendo ser a causa de sua dificuldade na hipertrofia muscular. Por último, mas nem por isso menos importante, a hipertrofia muscular promove melhora a médio e longo prazo da média da glicemia.
Para ganhar massa é preciso consumir mais calorias do que se gasta, então é preciso que a dieta esteja programada para isso, como você é diabética é preciso uma atenção melhor para as escolhas alimentares, para isso é fundamental uma consulta com um nutricionista.
Para o tratamento da sarcopenia, além do exercício físico e da alimentação, podemos usar vários suplementos, como a creatina e o “whey protein”. Em um estudo italiano, houve melhora da massa muscular com o uso de um suplemento alimentar para diabéticos associado a exercícios resistidos.
Para os diabéticos atividades físicas, como caminhada, natação e ciclismo, são excelentes, pois utilizam oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura. As modalidades físicas mais aconselháveis para os diabéticos são caminhada, natação, ciclismo, dança e ginástica aeróbica de baixo impacto.
Por exemplo, a metformina, que é um excelente medicamento para diabetes, pode provocar perda de peso nos idosos. Nesses e em alguns casos outras medicações como até mesmo a insulina podem ajudar aqueles que estão perdendo peso. Existem pessoas que estão muito magras e a insulina pode ajudar a ganhar peso.
Corrida. A corrida é um ótimo exercício, que dá condicionamento, ajuda a perder gordura, melhora a respiração, diminui a ansiedade e ativa a circulação sanguínea. Na rua ou na esteira, a pessoa com diabetes se beneficia da prática. O treino regular evita problemas sérios, como o AVC.
O ideal é que o exercício no paciente diabético seja misto, isto é, tanto de resistência (levantamento de pesos) quanto aeróbico (caminhada, por exemplo). Cento e cinquenta minutos divididos durante os dias da semana, com pelo menos 2 dias de exercício de resistência, estão de bom tamanho.
Oito cuidados que o paciente com diabetes deve ter ao praticar exercícios físicos
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
O diabético deve comer 1 pão integral ou 1 fruta como tangerina ou abacate, por exemplo, antes de fazer exercício físico como caminhada, caso a sua glicemia esteja abaixo de 80 mg/dl para evitar que o açúcar no sangue baixe muito, podendo causar tontura, visão turva ou desmaio.