O álisso definitivamente gosta de sol e floresce muito nessa condição, mas em locais muito quentes ele pode sentir bastante, nesses casos sugiro colocar no sol pleno e observar a planta. Se mesmo com regas diárias a planta murchar levemente ao longo do dia, deve ser retirada e colocada onde tenha apenas sol da manhã.
Passo-a-passo da estaquia da lantana
Faça pequenas podas em volta da coroa da planta para acertar o formato. Vá podando os ramos e folhas muito longos e as flores em excesso. Dessa forma a lantana manterá a aparência de arbusto e não ficará grande demais. Faça esse procedimento no final do Verão ou, se preferir, de uma a três vezes ao mês.
Na medicina popular, Lantana camara é utilizada como diurético, expectorante, anti-hemorrágico, antirreumático, febrífugo, e suas raízes como anticonvulsivo.
Quando o arbusto ainda estiver em fase de crescimento, basta remover da maneira certa as pontas dos ramos com a cabeça da flor que feneceu, na altura da primeira ou segunda gema do ramo. Cortar com podão de jardim afiado para não esmigalhar o tecido do ramo.
Devemos adubar pelo menos quatro vezes ao ano, colocando adubo de gado bem curtido e composto orgânico, bem como adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 150 gramas por muda. Colocar num balde para misturar bem, aplicando ao redor da muda sem tocar no tronco.
Corte-o sem dó até o tronco. Sua simples retirada já faz com que a planta floresça e frutifique mais. Precisa cortar uma haste ou uma folha machucada? Primeiro, esterilize a tesoura de poda com um maçarico ou com a chama do fogão e só faça o corte quando o instrumento esfriar.
Como produzir mudas da Apargo-Alfinete
Para fazer mudas de aspargo podemos utilizar sementes ou separação de touceiras. Para as sementes, colher os frutos maduros e retirar a polpa. Deixar secar na sombra sobre um jornal.
A muda pode ser obtida tanto através de divisão de uma planta adulta quanto através do semeamento no solo, caso não seja o caso da utilização de semente, após a preparação da muda, basta movê-la para uma cova pouco maior que seu torrão e completar com o solo preparado.
Para preparar o vaso, misture areia, húmus e substrato para mudas em partes iguais, cobrindo bem a superfície com palhinhas protetoras. Para aguentar mais tempo sem água, o aspargo-pluma possui raízes em forma de "batatinhas" (rizomas), ideais para armazenar nutrientes e umidade nos meses mais secos.
Propagação: A melhor forma de propagar o aspargo-samambaia é por sementes e por divisão de touceiras, Mudas novas costumam aparecer nas proximidades da planta mãe. Sua raiz cresce muito e se plantada em vaso, depois de algum tempo precisa ser transplantado para um vaso maior.
Iluminação: A meia-sombra ou sombra, porém em local bem iluminado. Rega: Mantenha a umidade do vaso, porém sem encharcá-lo. Substrato: O substrato deve ser rico em matéria orgânica. Adubação: Dê preferência ao adubo orgânico.
Mas tome cuidado: pode ser tornar invasiva, graças à sua rápida multiplicação. Tolera bem o frio. Exige: Gosta de meia-sombra e de solo mantido úmido, mas sem encharcar. Faça podas de limpeza, removendo hastes secas.
Devem ser cultivadas a meia-sombra, em vasos ou jardineiras com terra rica em matéria orgânica, regadas a intervalos regulares. A planta é tolerante ao frio e sua multiplicação é feita por sementes e por divisão da planta, preservando a sua estrutura. Se necessário, fazer podas de contenção de sua ramagem.
É uma planta muito resistente e fácil de manter. Ela só não gosta de baixas temperaturas. Eu costumo regar 2 a 3x por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, rego 1 a 2x por semana.
3. Cultivar os aspargos: O aspargo deve ser cultivado em solos profundos, bem drenados e com uma boa percentagem de areia. O pH do solo deve situar-se entre os 6,2 e os 6,7 e o fósforo e o potássio têm de ser introduzidos no solo antes da plantação dos aspargos.
A plantação é feita por meio de mudas plantadas em um espaçamento de 20 centímetros. Elas levam 15 meses até passarem pela primeira colheita. Para colher os aspargos, cerca de 30 dias antes da colheita é preciso dar um choque na planta. Cortam-se os suprimentos e a parte de cima da planta murcha.
Para plantar os espargos, deve abrir um buraco com cerca de 20 centímetros de profundidade e fazer um camalhão abaixo do nível do solo. Posteriormente, deve colocar as coroas espaçadas entre si com uma distância entre 20 a 30 centímetros e cerca de 1,5m entre valas.
A época boa de colher aspargos é setembro, final do inverno e começo da primavera. Colha os turiões com cuidado, cortando-os rente, para não machucar a planta. Durante a primavera você poderá ter aspargos frescos na sua mesa.
Pois saiba, que os aspargos frescos são uma boa opção para cozinhar. Seu preço um pouco mais caro é explicado pela dificuldade em cultivar o vegetal, já que os caules crescem em ritmos diferentes e são, normalmente, colhidos manualmente. ... Veja duas receitas que compravam o sabor do aspargo fresco.
São cultivados cerca de 800 hectares de aspargo no Brasil. Na região semiárida do Nordeste, que é a principal produtora, encontram-se 450 ha, e no Estado do Rio Grande do Sul, cerca de 250 ha. São Paulo possui área de produção de aproximadamente 12 ha e o Paraná 8,0 ha.
Historia do Aspargo. Os aspargos têm sido cultivados por mais de 2000 anos! O nome Aspargo, vem do idioma Grego significando broto e é um membro da família dos Lírios. Amplamente cultivado por ter brotos tenros e comestíveis, o aspargo começou a ser cultivado a 2000 anos atrás, nas regiões oeste do Mediterrâneo.
Atualmente existem muitas variedades de aspargos, tais como o aspargo Inglês, que nunca cresce com o talo muito grosso e é apreciado por seu sabor; aspargo Italiano, que tem uma cor violeta e é menos saboroso; e o Francês, que é uma variedade melhorada com talos menos grossos e uma ponta de cor violeta clara.
A alcaparreira ou alcaparra é um arbusto lenhoso que pode atingir até um metro de altura, e que é nativo da região mediterrânea, oriente médio e norte da costa ocidental da África. ... Outras espécies no gênero Capparis e híbridos entre estas espécies são também cultivados e utilizados como a alcaparra.
De sabor marcante e aroma inconfundível, esse condimento é originário do mediterrâneo. A alcaparra é uma flor bastante apreciada na cozinha internacional. Conhecida desde a antiguidade, os romanos gostavam de conservá-la em sal e vinagre. Logo foi chegando na Espanha, França e Itália (na região da Sicilia) e na Grécia.