Os jogos sensoriais motores e de raciocínio são de grande importância, uma vez que ao envolver o raciocínio e a motricidade a todos os sentidos humanos para a sua realização ( visão, tato, olfato, paladar e audição), fazem com que tais sensações sejam aguçadas.
Nas salas de educação infantil, a caixa surpresa é um excelente recurso didático para o professor, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade. O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.
Comece pintando a superfície do papelão com guache branco. Duas camadas são suficientes, mas, se achar necessário aplique uma terceira camada. Em seguida, pinte a sua amarelinha com as cores desejadas. Aqui foi usado o amarelo para a maior parte da superfície, o marrom para a terra e o azul para o céu.
Modo de fazer: corte ao meio duas folhas de EVA para fazer os números 1, 3 e 5 e faça uma divisão com uma canetinha no meio de outras duas folhas, para fazer os números 2 e 3 em uma folha, 5 e 6 em outra. Em uma quinta folha, faça o “céu”.
Brincadeira: Amarelinha
Comece colocando o quadrado com o número um na ponta do tecido, em seguida cole os quadrados dois e três à frente, um ao lado do outro, o número quatro vai em seguida bem no centro e assim consecutivamente, até formar a amarelinha completa.
Amarelinha (Brasil) ou "Jogo da Macaca" em Portugal é uma brincadeira popular entre crianças. A palavra "amarelinha" vem do francês marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo.