O mimetismo molecular baseia-se na semelhança estru- tural entre um patógeno ou metabólito e a própria estrutura do elemento em questão. A semelhança poderia ser expressa como o compartilhamento de sequências de aminoácidos ou uma estrutura conformacional semelhante entre um patógeno e um autoantígeno.
O mimetismo é um mecanismo de algumas espécies pelo qual uma imita a outra. É um importante método de defesa e apresenta também outras funções. O mimetismo é um mecanismo utilizado por algumas espécies, em que se observa uma espécie imitando outra, sendo essa imitação física ou comportamental.
Outra teoria é a do mimetismo molecular - alguns micro-organismos teriam aumentado suas chances de sobrevivência com a capacidade de se camuflar dentro do organismo. Essa semelhança faria o sistema imunológico se confundir e passar a combater uma estrutura própria depois de uma virose, por exemplo.
As características clínicas incluem mal-estar geral, tontura, náusea, vômito, diarréia, febre, rigidez, exantema, erupção cutânea, vasculite, mialgia, artralgia, hipotensão, disfunção renal, disfunção hepática e colestase. Em muitos casos, a reexposição ao medicamento confirmou uma associação com Azatioprina.
Define-se imunodepressão como um estado de deficiência do sistema imunitário para, normalmente, responder aos agentes agressores. A imunodepressão pode ser primáriae secundária ou adquirida(1, 2).