► Hiperônimos: Do grego hyperonymon (hyper = acima, sobre/ onymon = nome), são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos.
Demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, abacaxi, melão. Sim, essas são palavras hipônimas.
Na nomenclatura científica, a sinonímia ocorre quando um mesmo e único táxon tenha recebido duas denominações distintas, propostas por dois pesquisadores diferentes, a segunda denominação perde sua validade devido a "Lei da Prioridade", permanecendo válida a primeira (desde que, tenha sido publicado após o ano de 1758 ...
Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados.
Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra. Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum dizemos que foi empregada denotativamente e quanto é utilizada com sentido diferente daquele que lhe é comum dizemos que foi empregada conotativamente.
Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. Conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. Explicação: ... Conotativo: É o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado.
O texto literário é caracterizado pela linguagem conotativa. ... Nesse tipo de linguagem estão presentes metáforas, símbolos, metonímias e outras figuras de linguagem. A literatura é por excelência conotativa. A linguagem denotativa, por outro lado, é aquela que usa os sentidos literais das palavras.