A gametogênese feminina, também conhecida como oogênese, ovulogênese ou ainda ovogênese, é o processo responsável pela formação dos óvulos, os gametas femininos. A ovulogênese é realizada a partir do epitélio germinativo do ovário. ... As ovogônias se multiplicam durante toda a fase fetal do indivíduo feminino.
Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários. ... Gametogênese é o processo que leva à produção dos gametas. Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos.
Existem dois tipos de gametogênese: aquele que ocorre nos homens (espermatogênese) e aquela que ocorre em mulheres (ovogênese ou oogênese). A espermatogênese dá origem aos espermatozoides e ocorre nos testículos, enquanto a ovogênese é responsável pela origem dos óvulos e ocorre no ovário.
A espermatogênese O processo de formação de espermatozoides é dividido em quatro períodos: o germinativo, o de crescimento, o de maturação e o de espermiogênese.
A ovulação, também chamada de ovocitação ou oocitação, corresponde a um fenômeno do ciclo menstrual, no qual o ovário é estimulado a liberar um ovócito II (óvulo imaturo) para fecundação. Caso isso não aconteça, o óvulo é eliminado na menstruação.
O processo de ovulação na mulher é uma das fases do ciclo menstrual. é a etapa em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas para seguir rumo ao útero e ser fecundado. Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH.
A Ovulação divide as duas fases do ciclo do ovário (a fase folicular e a fase lútea). O que: Um óvulo é liberado do ovário para as trompas de falópio. O folículo dominante no ovário produz mais e mais estrogênio à medida que cresce mais.
O ciclo menstrual é dividido em 3 etapas: fase folicular, ovulatória e lútea.
Resposta: Em decorrência da ação do FSH e do pico de LH, ele e a parede do ovário rompem-se, levando à liberação do ovócito secundário. Essa liberação é a ovulação e ocorre por volta da metade do ciclo menstrual. Após a ovulação, inicia-se a chamada fase lútea do ciclo ovariano.
Em outras palavras, é o período em que ela é biologicamente capaz de engravidar. Ele começa três dias antes do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias (contando do primeiro dia da menstruação) e termina três dias depois dessa data, se repetindo todos os meses, até a chegada da menopausa.
Logo após a ovulação os níveis de estrogênio caem levemente e, então, a progesterona (e o estrogênio) começam a subir. Se não houver sinal hormonal de uma gravidez, eles começam a cair novamente no meio da fase lútea, eventualmente desencadeando a menstruação.
“Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação”. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
A dor na ovulação, também conhecida por mittelschmerz, é normal e sente-se geralmente num dos lados da região inferior do abdômen, no entanto, se a dor for muito intensa ou se se prolongar por vários dias, pode ser sinal de doenças como endometriose, gravidez ectópica ou de cistos nos ovários.
Leve dor na região pélvica Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grande chances de estar ovulando.