c) verbos espaciais: denotam movimento e posição no espaço e, por essa razão, admitem afixos locativos, que identificam locais no espaço neutro da sinalização (CHEGAR é exemplo desse tipo de verbos).
Na LIBRAS, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância. ... Portanto os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA.
Os verbos não direcionais possuem concordância e têm como ponto inicial o sujeito e final o objeto. Os verbos não direcionais, não possuem concordância e podem ser ancorados ao corpo ou incorporar objetos. Todos os verbos na LIBRAS têm concordância.
Seguindo essa classificação, os verbos em Libras foram divididos em quatro grupos: verbos sem flexão verbal, verbos sem flexão para pessoa do discurso, verbos com flexão para gênero e verbos com flexão para locativo/tema.
Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards). Os verbos com concordância apresentam a direcionalidade e a orientação. A direcionalidade está associada às relações semânticas (source/goal).
Ref.: 6a Questão Na LIBRAS temos dois tipos de verbos: direcionais e não direcionais. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esses verbos. Todos os verbos na LIBRAS têm concordância. Os verbos não direcionais possuem concordância e têm como ponto inicial o sujeito e final o objeto.
A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, é uma língua da modalidade visual-gestual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e reproduzido pelas mãos.
São verbos que concordam com os personagens da narrativa em Libras. Esses verbos iniciam no ponto onde está o agente da ação (aquele que faz a ação)…
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais.
Resposta. Explicação: Basta contar o número de pontos finais, de interrogação, exclamação ou reticências.
Pode ser constituída por uma só palavra:«Silêncio!»; por várias palavras, com ou sem verbo:«Que dia bonito!», «Vivo em Lisboa.» Uma oração contém sempre um predicado, isto é, um verbo acompanhado ou não de complementos, que pode estar expresso ou oculto e que indica uma acção, uma qualidade ou um estado.