Aprenda a Configurar a Iluminação no Vray: Highlight Burn Simples, vá na segunda opção no canto inferior esquerdo, em FORCE COLOR CLAMPING que ela vai te relevar as áreas estouradas. Em seguida é só alterar o seu highlight burn, aumentando ou reduzindo.
Como falei no post anterior, nunca parei para fazer curso de V-Ray ou Sketchup....CONFIGURAÇÕES RECTANGLE LIGHT JANELA
Para ativá-la, basta ir até o menu Visualizar e clicar em Barra de ferramentas. Na janela Barra de ferramentas, marque a opção Sombras. Na barra de ferramentas Sombras, temos três campos, sendo que o primeiro é o Mostrar/Ocultar sombras, que como o próprio nome diz, permite ativar ou desativar as sombras da sua cena.
Ele se posiciona de maneiras diferentes em cada ponto geografico. Para vc mudar isto, basta entrar em: Windows(janela)>Model Info(informações do modelo)>Location(localização). E ai mudar de acordo com sua necessidade.
Na janela de Preferências do sistema, vá até a opção Atalhos. Aqui é possível criar e editar a configuração de todos os atalhos do Sketchup. No campo filtrar busque por Norte e abaixo será exibida a ferramenta Ferramentas/Angulo Norte. Agora você precisa definir uma tecla de atalho para esta ferramenta.
Configurar Modelo Padrão do SketchUp
Para redefinir os eixos de um componente, com o mesmo aberto no SketchUp, basta clicar com o botão direito do mouse e depois clicar na opção “Modifica eixo”.
Você sabia que pode ajustar o ângulo de visão da câmera no SketchUp? Para isto, basta digitar "Z" seguido do valor do ângulo. Por padrão, o ângulo de visão da câmera do SketchUp é de 35º.
Claro que podes aumentar ou diminuir. Tenta clicar a tecla “Z” no canto inferior direito vai abrir o Field view (Campo de visao)… vai aumentado gradualmente o valor (Inicialmente sao 35 deg) ate abrengir toda zona por ti desejada.
Para posicionar a câmera dê um clique para indicar a posição da câmera, mantenha o botão pressionado e arrastar o mouse na direção que deseja que a câmera foque e solte o botão do mouse. Ei, a câmera ficou afundada no chão!
Para exportar uma imagem na extensão 'jpg', 'jpe' ou 'jpeg', o usuário do SketchUp deve escolher a vista do modelo que mais lhe agrada. Depois, é necessário conferir se tudo está correto de acordo com a cena. Então, ele deve ir em 'arquivo' e 'exportar' – ícones localizados na barra de menus.
Existem vários plugins de renderização para sketchup no mercado, o mais famoso é o V-Ray para SketchUp: www.chaosgroup.com/vray/sketchup . Basta instalar o aplicativo, aplicar materiais realistas e configurar a iluminação. A partir daí é só clicar no botão de render e ver a mágica acontecer.
Vá até o menu "Ferramentas" > "Plano de seção", conforme abaixo:
RECORTAR. Permite recortar os objetos interseccionados, preservando o primeiro objeto e removendo a intersecção do segundo. Para ativar clique na ferramenta Recortar, clique na geometria que será preservada e depois na geometria que será recordada.
Para fazer cortes no SketchUp Pro utilizaremos uma toolbar especifica que pode ser adicionada em visualizar > barra de ferramentas, abrirá uma tela e selecione a opção Seção. A toolbar seção aparecerá.
O processo é mais simples do que você pensa. Você deve clicar na ferramenta Estampar. Em seguida clique primeiro no retângulo e depois clique no terreno. Observe que o retângulo foi “estampado” no terreno e agora basta você mover o mouse para determinar a altura.
DESATIVAR TRANSIÇÃO DE CENAS Com o arquivo aberto vá até a aba Janela e clique em Informações do modelo. Na janela Informações do modelo vá até a primeira opção: Animação. Aqui basta desmarcar o campo Ativar transição de cena. Pronto!
Para isso, utilize o position camera (posicionar câmera) na aba edit (editar). Em seguida, no canto inferior direito, ajuste à altura dos olhos. O padrão do SketchUp é trabalhar em “perspectiva”.
Com sua maquete aberta, vá até o menu janela e então clique na opção cenas, nós iremos usar essa janela para configurar os passos da nossa animação. Com o painel cenas aberto, Agora o que a gente precisa fazer é configurar nossas cenas. O vídeo final vai mostrar as transições entre cada cena, como na imagem abaixo.
Se for no vray, basta ir nas opções, clicar em vfb channels e habilitar o que você deseja salvar.
Exportar projetos para o Renderizador Kerkythea