E aproveitando esse dia, reunimos famosos macetes para decorar as principais fórmulas de Física para o Enem!...Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
Ciências da Natureza: 8 fórmulas de Física para o Enem 2018
Por exemplo, se você estiver trabalhando com MUV (Movimento uniformemente variado) e nos dados tem o valor da velocidade inicial, do tempo e da aceleração e pede a velocidade final. Você observará que a fórmula adequada será V = Vo + at; Um outro exemplo, ainda no MUV.
Cinco dicas para resolver exercícios de Física
A maior parte dos problemas envolvendo distância pode ser solucionada pela equação d = v × t, onde "d" representa distância, "v" representa velocidade e "t" representa tempo, ou pela equação d = √((x2 - x1)2 + (y2 - y1)2, onde (x1, y1) e (x2, y2) representam as coordenadas x e y dos dois pontos.
ΔT = ΔS/Vm Usada para medir o intervalo de tempo gasto no deslocamento. Dividi-se o deslocamento pela Velocidade Média. Para transformar unidade menor em uma maior por exemplo: centímetros em metros. Porque em 1 hora existe 3600 segundos.
Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km). Por exemplo: Na viagem até São José dos Campos, você percorrerá uma velocidade média de 80 km/h pela rodovia e a distância total de São Paulo é de 100 km.
O espaço de um móvel é a medida da origem ao ponto em que ele se localiza em um instante t. A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial).
Na fórmula acima, ΔS é chamado de deslocamento e mede a distância entre as posições final (Sf) e inicial de um móvel (S0), portanto, ΔS = Sf - S0. O intervalo de tempo decorrido entre a passagem do móvel pelas posições inicial e final é dado por Δt, calculado pela expressão Δt = tf – t0.
Fazer isso é relativamente simples: basta pesquisar a média de consumo do carro e o valor médio do combustível. Com esses dados em mãos, divida o preço pelo consumo. Se o valor do combustível é de R$ 3,90 por litro e o consumo é 10 km/L, a conta fica: 3,90 / 10 = 0,39. Ou seja, cada quilômetro custa R$ 0,39.
A distância percorrida é o valor da medida de todo o caminho feito por um objeto. Observe a figura do exemplo acima. A distancia percorrida do mesmo objeto que fez o caminho A-B-C-D-A será de: 10+5+5+7 = 27m, que é a medida em metros de todo o percurso.
d) O deslocamento é calculado diretamente por ΔS=S-S0 que corresponde à diferença da posição de chegada e o ponto de partida. ΔS=40-(-20) =Km. Observe que, quando o deslocamento dá-se num só sentido, o deslocamento é numericamente igual à distância percorrida.
A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.
Determinando a área através da integração da função f(x) = –x² + 4. Para isso precisamos relembrar a seguinte técnica de integração: Portanto, a área da região delimitada pela função f(x) = –x² + 4, variando de -2 a 2, é de 10,6 unidades de área.
Resposta
Como a velocidade é positiva, a pessoa se movimenta no sentido positivo do eixo das posições. Quando o movimento é uniformemente variado o gráfico aceleração-tempo é uma reta paralela ao eixo dos tempos....Gráficos do MUV.
Gráficos do movimento uniforme
Gráficos do MUV: aceleração x tempo Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.
Gráfico da aceleração em função do tempo (a x t) no MUV Os gráficos da aceleração em função do tempo são especialmente úteis para determinarmos se um corpo está sendo acelerado ou desacelerado. Por meio desses gráficos, é possível calcular a variação da velocidade sofrida pelo móvel (Δv = vf – v0).
Gráficos do Movimento Uniforme (MU) Podemos observar que o espaço é uma função do tempo s = f(t), do 1º grau em t. Uma função de 1º grau é representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relação ao eixo dos tempos. ... Essa função é uma função constante.
As funções horárias do MUV são equações que dependem do tempo como variável. ... Essa grandeza pode ser calculada pela variação da velocidade dividida por um intervalo de tempo. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da aceleração é o m/s², que significa a mudança na velocidade, em m/s, a cada segundo.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.