No ocidente, a gravura teve seu início junto com o surgimento do papel, no século XIV. Porém, foi em meados do século seguinte, na Alemanha e na Itália, que a técnica começou a ganhar fama. Desenvolvido por ourives, esse método se propagou por toda a Europa.
A técnica da gravura em metal ou calcogravura ou calcografia começou a ser utilizada na Europa no século XV. ... Em 1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia.
O artista retira de uma matriz, geralmente em madeira, as partes que ele não quer que tenha cor na gravura. Logo após ele aplica a tinta na superfície, colocando um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão sobre essa folha, geralmente com uma prensa, a imagem é transferida para o papel.
Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.
Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel. A gravura é um múltiplo, isso quer dizer que pode-se tirar várias cópias de um mesmo desenho.
Faça a sua gravura
Significado de Gravura substantivo feminino Imagem, estampa: colecionar gravuras. Qualquer ilustração impressa.
Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.
História. A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. ... No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
A importância da xilogravura na literatura de cordel está no fato de ajudar a divulgar a literatura de cordel que é tão popular . A xilogravura é de fácil confecção , em folhetos impressão que contam a história do cordel .
A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e até eróticas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados.
A xilogravura é uma técnica de desenho que usa madeira como base. Os alunos vivenciaram a experiência por meio de uma placa de isopor, na qual realizaram todo o processo até chegar ao desenho. O exercício estimulou a coordenação motora e a criatividade dos alunos, que se empenharam para alcançar o resultado desejado.
A xilogravura chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750.
Oswaldo Goeldi (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1895 – idem 1961). Gravador, desenhista, ilustrador e professor. Aplicando técnicas como a xilogravura e a litografia, Oswaldo Goeldi alcança expressividade sombria com temas mórbidos em seus desenhos.
Constituída de uma narrativa feita em versos e uma imagem, o cordel foi o primeiro destino de muitos artistas populares gráficos, que depois amplificaram as ilustrações, produzindo uma arte que congrega vários nomes expressivos. É o mais importante artista popular em atividade no Brasil.
No Brasil a xilogravura se popularizou primeiramente no nordeste do país, em que os xilogravadores ou xilógrafos começaram a aparecer. A força da xilogravura na região ocorreu nas décadas de 60 e de 70, principalmente quando os estudiosos da área começaram a publicar trabalhos acadêmicos e álbuns sobre o tema.
A literatura de cordel teve sua origem em Portugal e chegou ao Brasil no fim do século XVIII. No entanto, foi só no século XIX que esse gênero ganhou força, principalmente no sertão nordestino, uma área conhecida por seus grandes períodos de seca. ... Esse processo deu início à xilogravura de cordel.
As prováveis origens da xilogravura remetem à cultura oriental. Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século 6. Durante a Idade Média, a xilogravura firma-se no ocidente, ganhando inovações durante o século 18.
Confira, agora, os principais artistas que fizeram da xilogravura a sua arte.
A arte da xilogravura é realizada em três etapas. ... Utilizando a madeira, o artista esculpe uma figura com instrumentos com lâminas afiadas, chamados de goivas. Com elas, os materiais de áreas que não passarão pelo processo de impressão são removidos.
Mestres da gravura são considerados todos aqueles artistas dos séculos XV a XVIII (até 1830) que iniciaram a arte da gravura dentro da tradição ocidental....
(C) Artistas que nunca mudam o local onde se apresentam. ...
Define-se como arte de rua praticamente todo tipo de diversão, como contorcionismos, acrobacias, truques com animais, truques com cartas, ventriloquismo, danças, recitais de poesia, apresentações de música, estátuas vivas, palhaços, entre outros.
2. Que é exercido com alteração frequente de local. 3. Que ou quem se desloca, viaja ou passeia.
O Arte Itinerante é um apoio direto do Município aos artistas, já que as obras podem ser negociadas no local a preço popular, dando mais acessibilidade ao empreendedorismo artístico.
O Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, tem a pretensão de realizar uma arte nacional erudita baseada nos elementos dos contextos populares e assim sendo, convergir diversas artes como a pintura, escultura, literatura, gravura, arquitetura, teatro, cinema e dança para esse fim.
O registro tem o viés não só de documentar e proteger uma memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da construção de uma linguagem artística. Esse arquivo que se adquire com o registro rotineiro das atividades do artista é útil inclusive para captar verba para o desenvolvimento de um projeto.
A arte urbana chegou no Brasil na décda de 70. Um dos principais artistas a ultiliza-la foi o Alex Vallauri (1949-1987),a arte urbana que ultiliza o spray é o grafite(há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3D chamam a atenção dos críticos, e o grafite não é a mesma coisa que a pichação).