O bônus de proficiência é um simples modificador que indica, a grosso modo, quão excepcional é seu personagem. ... O bônus de proficiência é determinado pelo nível total do personagem; personagens multiclasse não tem dois bônus de proficiência que seriam então somados.
– Com Armadura: Utilize o valor fornecido de CA para a armadura que você está utilizando (Livro do Jogador, pag. 145). Por exemplo, com um corselete de couro, você calcula a sua CA como 11 + o seu modificador de Destreza, e com uma cota de malha, a sua CA é, simplesmente, 16.
Iniciativa. A Iniciativa determina quem irá agir primeiro em um combate. Para determinar o bônus de Iniciativa, basta você preencher o campo com o seu modificador de Destreza, já que ele é o único modificador que impacta na Iniciativa.
Proficiência é um novo conceito da 5e, e substitui todas as progressões numéricas de personagens e classes. Todos os testes do sistema são 1d20 + Atributo apropriado, de ataques à testes de resistência à perícias à testes de ferramentas.
O teste de proficiência é uma forma de comprovar o seu grau de fluência, avaliando a capacidade de se comunicar no idioma por meio da escrita, fala, audição e leitura. As opções de exames são diversas, e cada uma possui diferentes propósitos e benefícios.
A fórmula básica para calcular a taxa de ocupação é a razão entre a área total construída do pavimento térreo e a área total do lote. Caso alguma área seja diferente, caso ela avance a área inicial, como por exemplo uma sacada, dependendo da prefeitura de sua cidade, ela deve ser computada.
Frente do terreno: é necessário deixar 5m sem edificação na frente do terreno. Essa medida é contada a partir do término da calçada para dentro do seu terreno. Em algumas cidades esse valor pode ser de 4m mas, qualquer que seja, ele existe.
O primeiro ponto para analisar é o tamanho do terreno, afinal não é possível construir três casas em um terreno de 250 metros quadrados. Então, precisamos partir do princípio de que será necessário um lote grande para que as opções mostradas abaixo sejam minimamente possíveis.
Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.
Mesmo em terrenos estreitos é possível encaixar duas casas. E elas podem ter acessos independentes. Basta que o lote em questão seja do tipo “multifamiliar”, ou seja, com legislação que permite a existência de mais de uma casa. Para encaixar duas casas no mesmo terreno basta deixar uma na frente e a outra no fundo.
Desde que o imóvel seja regular(documentado), o direito é de serventia e a conservação e qualquer reparo tem que ter participação dos dois moradores.
“É importante regularizar perante o cartório de registro de imóveis, precisa registrar como um mini condomínio para que duas ou mais casas coexistam ou dividir o lote em dois ou mais e transformar em duas matrículas”, acrescenta. A questão é de extrema importância principalmente para evitar problemas futuros.
125,00 m²
Para iniciar um procedimento de desdobro, um profissional habilitado pelo CREA deverá medir o terreno, com ou sem construção, e preparar as plantas e o memorial descritivo, para protocolar e aprovar na prefeitura municipal.