O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática,constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com o envólcro nuclear (carioteca).
O retículo endoplasmático rugoso é uma membrana que possui muitos ribossomos aderidos em sua estrutura, por conta disso é que ele possui um aspecto um pouco enrugado e recebe esse nome. Os ribossomos são estruturas onde ocorre a produção de proteínas.
A célula vegetal é eucariótica e diferencia-se da animal em virtude da presença de estruturas como a parede celular, plastos, glioxissomas e vacúolos de suco celular. A célula vegetal é eucariótica e, assim como a célula animal, é constituída por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo.
O complexo golgiense apresenta como principal função distribuir as macromoléculas provenientes do retículo endoplasmático. Algumas dessas substâncias, como algumas proteínas, são levadas para o meio externo por meio de vesículas produzidas por essa organela. Esse processo recebe o nome de: a) síntese de proteínas.
O citoesqueleto é uma rede complexa de fibras encontrada nas células eucariontes que as permite adotar diversos formatos e executar os mais variados movimentos. Ele é composto por três tipos de estruturas moleculares: os microtúbulos, os microfilamentos ou filamentos de actina e os filamentos intermediários.
O Citoesqueleto das células eucariontes é composto de complexos protéicos fibrilares, formados pela polimerização de proteínas globulares. Sua pricincipal função é coordenar a distribuição de organelas na célula e orientar sua forma geral. É também responsável pela sustentação e resistência da célula. ...