Principais tipos de curativos
Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.
Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico). 3 – Se for preciso fazer algum movimento que aumente a pressão no corte, como tossir, espirrar, rir ou vomitar, posicione a mão sobre o corte e aplique pressão para manter os pontos seguros.
Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador. Antibiótico: cefalexina (apropriado para amamentação).
Realmente, a água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. Várias pessoas dizem que essa espuma formada indica a presença de infecção.