A vegetação da caatinga constitui um tipo de vegetação adaptada à aridez do solo e a escassez de água da região. ... Nas regiões mais secas aparecem também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique, que servem de alimento para os animais, na época de seca, e as bromeliáceas (macambira).
Sua presença ocorre nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais. A caatinga possui grande biodiversidade, entretanto, um bioma pouco estudado. ... As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água.
O clima é semi-árido, com temperaturas médias anuais compreendidas entre 27 e29°C e com precipitações anuais entre 400 e 800mm. O clima rude da caatinga é principalmente ocasionado pela distribuição irregular de chuvas; não há previsão de quando nem de onde vai chover.
50%
A caatinga hiperxerófila é o tipo de vegetação dominante na área, ocorrendo de em solos relativamente rasos. É constituída por uma vegetação de baixo a médio porte. ... A caatinga hipoxerófila ocupa predominantemente áreas de solos profundos de relevo em geral plano.
Resposta. O único bioma exclusivamente brasileiro é a Caatinga, porque as características desse bioma não possuem correspondência em nenhum outro local do mundo.