A música popular brasileira também recebeu influência francesa, manifestada nas tradicionais quadrilhas. A dança em pares, comum nas festas de São João, é uma alegoria às danças da corte francesa. A partir de 1800, a mistura de influências já resulta na composição de modinhas e popularizam o ritmo lundu.
A musica indígena contribui para a formação da música brasileira, na medida em que ela representa cultura tradição e identidade de um povo, que é justamente essa diversidade que compõe a música brasileira.
A música indígena foi e é essencialmente religiosa, ligada às cerimônias e às atividades da vida da tribo: cantos e danças de guerra, de caça, de pesca, de invocação e homenagem às entidades sobrenaturais, animais e celebração dos fatos sociais e ritos de passagem. ... melodias repetitivas, acompanhada da dança e do canto.
Resposta: 1- Resposta pessoal. 2- Negros e pardos.
Como dito na outra resposta alguns dos instrumentos eram: Torokaná, Catacá, Chocalhos, Karutana, Katukinaru, Zumbidores, Membi-tarará, Flautas. Os indígenas compõem sua música por meio de sua cultura, tradição, costumes e identidade.
INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo.
Bastão de Ritmo s.m. Também chamado de Takapú, Karutana ou Wagrana, por Renato Almeida (1942:39). Seria um idiofone, percutido diretamente, em forma de bastão agrupado, tendo dois ou mais bastões sendo assim, classificado como 111.