O efeito anestésico de bloqueio do nervo alveolar inferior, é produzido pela distribuição rápida da solução anestésica na fossa infra-temporal para o forame da mandíbula. A anestesia do nervo alveolar inferior pode ser realizada através de duas técnicas: a direta e a indireta.
“Todo nervo tem uma camada externa chamada de Bainha de Mielina, que protege os nervos. Quando essa bainha é muito espessa, a anestesia pode falhar”, diz Rodolfo.
O nervo alveolar inferior, que é um ramo da terceira divisão do nervo trigêmeo (nervo mandibular), emite ramos que inervam os dentes inferiores, as papilas interdentais, o periodonto, o tecido ósseo vizinho aos dentes, o lábio inferior, a mucosa e a gengiva vestibular dos dentes anteriores, segundo Heasman1.
O nervo oftálmico (V1) é o primeiro ramo do nervo trigêmeo, sendo responsável pela inervação da porção do terço superior da face, compreendendo principalmente a região da cavidade orbital, como o próprio nome sugere.
O núcleo mesencefálico do nervo trigêmeo é encontrado na região lateral da substância cinzenta periaquedutal, no mesencéfalo. Ele contém os primeiros neurônios responsáveis pela propriocepção da mandíbula e dos músculos intrínsecos do olho, articulações temporomandibulares, dentes e maxila.
V - Nervo trigêmeo A porção motora atua nos músculos relacionados com a mastigação. A porção sensitiva apresenta três ramos: o oftálmico, maxilar e mandibular. É responsável pela inervação da face, parte do couro cabeludo e de regiões mais internas do crânio.
Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e o óptico, que ligam-se respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo. ... Na espécie humana, os nervos cranianos agrupam-se em doze pares.
Classificando os pares cranianos
O 1.º nervo craniano é um nervo aferente somático especial que inerva a mucosa olfatória (olfativa) na cavidade nasal....Nervo olfatório (NC I)