O subsídio (do termo latino subsidiu) é um apoio monetário concedido por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria.
Resposta. Resposta: O relatório de junho de 2011 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico sobre subsídios agrícolas revela que eles representam 17% da produção agrícola na China, 15% na Índia e 22% na Rússia. Nos países desenvolvidos, o apoio aos agricultores está em 18% da produção.
O subsídio agrícola é o valor pago ao produtor por unidade produzida ou exportada, no geral via departamentos governamentais ou associações de comércio, através de financiamentos com juros abaixo do mercado, isenção de impostos e outras políticas.
Para grandes exportadores como o Brasil, o subsídio representa um problema, pois reduz seu poder de competitividade nas exportações, já que o produto brasileiro chegará bem mais caro ao mercado.
Resposta. Resposta: Subsídios têm sido muito eficazes em distorcer a dinâmica do comércio agrícola mundial, permitindo que produtores mais ineficientes respondam por uma parcela maior nas vendas externas e sendo os custos dessa ineficiência pagos pelos governos dos países mais ricos e pelos seus consumidores.
Resposta. Olá! Os subsídios agrícolas geralmente são pagos por países ricos como os EUA. ... Então estes países não conseguem vender seus produtos, porque não tem condições financeiras para dar subsídios agrícolas para os produtores.
O subsídio é uma prática presente nas políticas econômicas dos países que se inserem nas relações comerciais internacionais, seja ele tratado como um mecanismo de segurança, uma assumida forma de protecionismo de um país sobre determinados setores ou uma válvula de escape para que os governos possam intervir na ...
Os subsídios, além de fortalecerem artificialmente os produtores europeus e americanos (o que diminui as chances de exportação para esses mercados), dificultam as vendas para vários outros países.
A agricultura nos países subdesenvolvidos Existe um grande contraste na produção agropecuária dos países pobres. ... As maiores produções são feitas em grandes propriedades (latifúndios), altamente mecanizadas e com grande disponibilidade de capitais, destinadas à exportação ou ao abastecimento agroindustrial.
Tanto nos países subdesenvolvidos cuja base econômica é rural, como nas regiões pobres dos países subdesenvolvidos industrializados, há um amplo predomínio da agricultura de subsistência contrastando com o sistema de plantation.
A redução dos subsídios agrícolas dos EUA promoveria maior competitividade das exportações brasileiras, porque propiciaria aumentos de produção e produtividade, reduzindo os custos relativos do Capital e do Trabalho na agricultura brasileira, criando assim oportunidades para o crescimento do agronegócio brasileiro.
Tanto nos países subdesenvolvidos cuja base da economia é rural , como nas regiões pobres dos países subdesenvolvidos que se industrializaram, há um amplo predomínio da agricultura de subsistência, que ocupa os piores solos, e do sistema de plantation, área de solos melhores.
Resposta. Questao 3: Ha uma diferença nos sistemas agricolas por todo o mundo, porque deve-se considerar os solos e alguns outros fatores para poder desenvolver uma agricultura.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
No campo, as principais atividades econômicas são a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Já na cidade, o comércio, a indústria e a prestação de serviços são as atividades econômicas mais importantes. O trabalho no campo está relacionado à agricultura, à pecuária e ao extra- tivismo.
A maioria das pessoas que vive na área rural trabalha na lavoura, na agricultura, plantando e colhendo alimentos necessários para a nossa sobrevivência. Além disso, no campo muitas pessoas criam os animais e produtos que são comercializados na cidade. Vamos conhecer como é a vida dessas pessoas que vivem no campo.
A zona rural é, basicamente, o espaço do campo. É na zona rural onde as atividades produtivas primárias acontecem: a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e mineral, e também a caça e a pesca, por exemplo.
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.