LATOSSOLOS Outros solos que apresentam horizonte B latossólico imediatamente abaixo do horizonte A. CHERNOSSOLOS Outros solos que apresentam horizonte A chernozêmico. CAMBISSOLOS Outros solos que apresentam horizonte B incipiente imediatamente abaixo do horizonte A ou de horizonte hístico.
Os níveis categóricos adotados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) são seis: 1º nível categórico (ordens), 2º nível categórico (subordens), 3º nível categórico (grandes grupos), 4º nível categórico (subgrupos), 5º nível categórico (famílias) e o 6º nível categórico (séries), este último ainda ...
Horizonte B textural; argila de baixa atividade (Tb); ou argila de alta atividade (Ta) conjugada baixa saturação de bases e/ou caráter alítico. Do latim "cambiare", trocar; conotativo de solos em formação (transformação).
Principais Técnicas de Conservação
Ocorre, normalmente, sob qualquer tipo de horizonte A ou sob um horizonte E (álbico ou não) que pode ser precedido de horizonte A ou horizonte hístico. É possível que o horizonte B espódico ocorra na superfície se o solo foi truncado ou se houve mistura da parte superficial do solo pelo uso agrícola.
Quando observa-se revolvimento do solo causado pela aração, o horizonte A é simbolizado de Ap (p de “plower” em inglês), mas se o solo não foi arado simboliza-se de A1.
O processo de gleização implica na manifestação de cores acinzentadas, azuladas ou esverdeadas, devido à redução e solubilização do ferro, permitindo a expressão das cores neutras dos minerais de argila, ou ainda a precipitação de compostos ferrosos.