Coluna Futuro Fiscal: Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA) ... Resultado abrangente é “uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios”.
A DRA pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro da DMPL. Quando apresentada em demonstrativo próprio, a primeira linha da DRA corresponderá ao resultado do período, transposto da DRE, seguida dos outros resultados abrangentes, e deverá evidenciar, no mínimo: o total do resultado (do período);
Para seu cálculo, é necessário contabilizar todas as receitas operacionais e não-operacionais do período. Em seguida, são subtraídas da receita total todas as despesas operacionais do intervalo analisado. Chegamos, assim, ao chamado Valor Adicionado Bruto.
No lucro abrangente são compreendidas todas as alterações patrimoniais do período, inclusive aquelas não refletidas no lucro líquido, exceto aquelas oriundas de investimentos dos proprietários e as distribuições para os proprietários.
CONTABILIDADE. As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. ... As notas explicativas incluem informações de natureza patrimonial, econômica, financeira, legal, física e social, bem como os critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis e eventos subseqüentes ao balanço.
As notas explicativas contêm informações complementares àquelas apresentadas no balanço patrimonial, nas demonstrações de resultado, de resultado abrangente, de lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), de mutações do patrimônio líquido e de fluxos de caixa.
O que é Notas Explicativas? Forma de evidenciação que tem o objetivo de destacar informação que não pode ser apresentada no corpo dos demonstrativos contábeis e/ou, se o fizéssemos, diminuiríamos sua clareza.
Podem ser de dois tipos: nota de referência ou nota explicativa , e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor que a do texto.
Notas explicativas, que dão o significado de uma palavra ou expressão no rodapé, sendo opcionais....Se preferir temos outra opção:
A fase final do processo de agregação e classificação é a apresentação de dados condensados e classificados que formam itens das demonstrações contábeis. Se um item não for individualmente material, deve ser agregado a outros itens, seja nas demonstrações contábeis, Page 11 CPC_26_R1 seja nas notas explicativas.
Para evidenciar com clareza as informações objeto desta pesquisa, foi necessário analisar os seguintes tópicos em notas explicativas no que se refere ao ativo imobilizado: métodos de depreciação utilizados; vida útil utilizada; taxa de depreciação uti- lizada; valor contábil bruto e depreciação acumulada do período; ...
O CPC 26 atua com objetivo de uniformizar a apresentação das demonstrações contábeis segundo as regras internacionais. ... Nesse cenário, o CPC 26 estabelece requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.
Os ajustes de reclassificação são cabíveis, por exemplo, na baixa de investimentos em entidade no exterior (ver CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis) e quando alguma transação de hedge prevista de fluxo de caixa afeta o resultado líquido do período (ver item 6.
A DRA é utilizada para a evidenciação das receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido da empresa. No entanto, o objetivo da demonstração de resultados é abordar os pontos que não são reconhecidos na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Que meio a entidade deve utilizar para divulgar suas políticas contábeis significativas? Demonstração dos Fluxos de Caixa. Balanço Patrimonial. Notas Explicativas.
As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.
Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
Além de ser imprescindível na análise financeira e patrimonial das empresas, o balanço é uma exigência legal prevista no Artigo 1.
A montagem do Balancete de Verificação é feito em colunas que incluem os nomes de cada conta, o total de operações a débito e a credito e os saldos de cada uma delas. O saldos podem ser os anteriores e os atuais, depois dos movimentos.
Conceito. O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia a posição patrimonial e financeira da Entidade, em determinada data, de forma qualitativa (classifica os “nomes” dos bens, direitos e obrigações, no que se chamam de “contas contábeis”) e quantitativa (demonstra valores).