Guarde os brotos secos em um recipiente plástico hermético ou saco para guardar vegetais. Coloque o saco na geladeira. Se os brotos ainda estiverem úmidos, faça alguns furos na sacola plástica para deixar que sequem e então coloque na geladeira. Assim que secarem, coloque-os em um saco novo e também hermético.
Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos! Saladas, sucos, vitaminas, refogados… São inúmeras as possibilidades de consumo.
Os brotinhos de girassol podem ser consumidos em forma de salada e os de trigo batidos no liquificador com um suco. As nutricionistas alertam que o broto de trigo tem muitas enzimas, fortalece o sistema imunológico e promove o rejuvenescimento celular.
De forma geral, os alimentos que podem ser germinados são: leguminosas (feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim); hortaliças (brócolis, agrião, rabanete, alho, cenoura, beterraba); sementes (quinoa, linhaça, abóbora, girassol, gergelim) e oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, amêndoa, nozes).
Os brotos contém antioxidantes saudáveis para o coração! O “alho germinado” - bulbos de alho com brotos verdes brilhantes emergindo das cabeças – com frequência é considerado como passado ou estragado, e geralmente acaba na lata do lixo.
Incluir brotos em saladas e diversos outros preparos ajuda dar um sabor fresco e até mesmo certa crocância aos pratos. Eles podem ser de beterraba, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cenoura ou de qualquer outro legume.
Ponha os brotos na água até que eles desenvolvam raízes.
Para brotar a batata na terra, encha um vaso de 3,5 L com uma camada de composto de folhas de 7,5 cm. Coloque terra em seguida, enchendo ⅔ a ¾ da capacidade com a terra. O vaso deve ter um buraco embaixo para drenar a água. Se não tiver um vaso, use uma assadeira descartável.
Plantar batata-doce pode demorar entre 3 a 4 meses, podendo a plantação ocorrer 3 a 4 semanas depois da última geada, quando os solos já estão mais quentes/aquecidos.
Cortando a batata na metade ou até mesmo só as pontas você já consegue o broto. Escolha uma batata doce em bom estado, corte na metade ou as pontas, como eu fiz: Aí é só você colocar a parte cortada em um pouco de água. Não precisa cobrir a batata inteira com água!
Como plantar a Mandioquinha
Raízes frescas conservam-se por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada.
Como enraizar as plantas na água
Sobre a argila expandida posicione um pedaço de manta de drenagem; Acima da manta de drenagem coloque com auxílio de uma pá o substrato; Retire o Ficus Lyrata bambino do vaso original e coloque-o no vaso mais espaçoso; Complete as laterais da muda transplantada com mais substrato.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, sendo que mesmo em interiores, prefere locais bem iluminados, como próximo a janelas onde bate sol. O solo para o cultivo deve ter boa capacidade de retenção de umidade, enriquecido com matéria orgânica, arejado e drenável. Irrigue regularmente, sem encharcar.
A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.
O método mais simples é cortar um ramo em boas condições sanitárias, mergulhá-lo em hormonas de enraizamento (Hormonas de enraizamento caseiras), enterrá lo num bom substrato e manter a humidade. Poderá igualmente colocar o ramo num copo de água e esperar que surjam as raízes.
Dicas de Cuidados no Plantio do Ficus
Podas de renovação, formação ou contenção podem ser necessárias, mas são simples e fáceis de realizar, exigindo o cuidado de proteger-se com luvas, devido à seiva irritante da planta. O reenvase deve ser procedido a cada dois anos, podando-se o excesso de raízes e replantando preferencialmente em um vaso maior.
200 anos