Como é que a DFT é diagnosticada? Existem várias técnicas utilizadas para realizar o diagnóstico tais como, imagiologia cerebral, eletroencefalograma ou testes neuropsicológicos. Estes testes podem ajudar a determinar se a Demência é de tipo Frontotemporal ou se é de outro tipo, como por exemplo Doença de Alzheimer.
A demência ocorre devido à perda de função do cérebro que ocorre com determinadas doenças. Pode afectar diversas funções do cérebro tais como a memória, o pensamento, a língua, o planeamento, o comportamento e o julgamento. As demências são geralmente progressivas e agravam-se com tempo.
7 formas de incentivar o doente de Alzheimer a comer
Alguma vezes, o cuidador tem que comer junto para que possam se alimentar. Nas fases finais da doença, normalmente, os portadores da Doença de Alzheimer param de se alimentar porque o “centro da fome” fica comprometido na neurodegeneração. Quase 100% dos pacientes passam a se alimentar por sonda naso-enteral.
Sempre é necessário conferir a temperatura do alimento e tentar fazer a relação entre esta e a recusa de comer. – Alimentar o paciente com estímulos associados. Tente dar ao paciente pequenas colheradas e enquanto isso, cante com ele, faça perguntas, crie um momento de diversão que pode ajudar na hora da alimentação.
A deficiência da Vitamina D no organismo pode duplicar o risco de demência a longo prazo. A queda na cognição, consequentemente da memória, é um dos primeiros sintomas relacionados ao Alzheimer.
Souvenaid é um composto nutricional normocalórico e normoprotéico que contribui para a manutenção da integridade e função das células cerebrais, atuando na membrana dos neurônios. É indicado para o bom funcionamento do cérebro e formação de sinapses em pacientes com Alzheimer e pode ser consumido via enteral ou oral.