Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Podem-se distinguir dois aspectos na combustão viva: as chamas e a incandescência. As chamas são uma mistura de gases combustíveis e ar, em combustão viva, devendo as palavras inflamabilidade e inflamação, serem reservadas aos fenômenos em que se verifica a produção da chama.
A gasolina é uma fração derivada do refinamento do petróleo e corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta de 6 a 10 átomos de carbono. ... A gasolina é composta de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono. Assim, a composição química da gasolina pode variar.
Ônibus e táxis percorrem a cidade movidos pelo gás metano, conhecido como combustível limpo. A queima completa de combustíveis derivados do petróleo, como o metano e a gasolina, dá como produtos o gás carbônico (CO2) e a água (H2O). ... A queima é uma reação do combustível com o oxigênio.
etanol
Sim, o etanol é mais limpo que a gasolina. Afinal, trata-se de um combustível renovável – suas emissões de CO2 (gás carbônico, que provoca o efeito estufa) são neutralizadas pela cana-de-açúcar plantada. ... Ele sai da fábrica melhor regulado para a queima da gasolina, já que o mercado internacional não utiliza etanol.
e ecológica. O gás natural é considerado o combustível fóssil mais limpo. Comparativamente com outros combustíveis fósseis, da queima do gás natural resultam menores emissões de óxidos de enxofre e de azoto (responsáveis pelas chuvas ácidas), bem como de dióxido de carbono, que está na origem do efeito de estufa.
O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. ... Essa fonte energética agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa.
De acordo com Coldebella (2006), devido o elevado teor de metano no biogás que pode variar entre 50 e 70%, o metro cúbico de biogás pode gerar 0,670 kWh de energia elétrica.
A Itaipu produz eletricidade com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. ... Antes de se tornar energia elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética.