No cálculo de hidrantes usamos mais comumente a medida mca (metro de coluna d'água) onde a pressão de 1 mca, equivale a pressão que uma coluna de água de 1 metro de profundidade exerceria no fundo do reservatório.
A norma prevê um cálculo para determinar a quantidade de volume de água que contenha as chamas de um determinado inêncio. Essa quantidade de água é a Reserva Técnica de Incêndio. Essa fórmula calcula o volume de água, a vazão de água em jatos vindos do hidrante e o tempo. Enfim, a fórmula é a seguinte: V = Q x T.
A reserva técnica de incêndio (RTI) deve ser prevista para permitir o primeiro combate durante determinado tempo, após este tempo considera-se que o Corpo de Bombeiros mais próximo atuará no combate, utilizando a rede pública, caminhões-tanque ou fontes naturais.
O RTI - Resposta à Intervenção - é um modelo educacional de multiníveis/multicamadas, muito difundido nos Estados Unidos, onde as atividades são fornecidas a todos os escolares como uma instrução de leitura de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula.
Resposta ao modelo de intervenção (RTI): uso de programas e intervenção com base fonológica e correspondência grafema-fonema como critério de diagnóstico para a dislexia.
Qual destes é um exemplo de uma intervenção eficaz na decodificação de palavras? Ensino explícito de estratégias de compreensão, como por exemplo, utilização de organizadores gráficos. Ensino explícito e sistemático de correspondências letras-sons e de sons relativos a padrões de letras usuais.
Imergir os alunos em textos, para automatizar o reconhecimento de palavras e a fluência na leitura. ... O aprendizado da leitura deve ser baseado no reconhecimento das palavras e fluência. Para atingir esse objetivo, o professor deve passar diferentes textos aos seus alunos.
Estratégias de Leitura
Resposta. Resposta: Antecipação, seleção, inferência e verificação.
O leitor e as estratégias de leitura As estratégias essenciais a serem desenvolvidas em sala de aula para que os alunos cheguem à compreensão e interpretação de textos são seleção, antecipação, inferência e verificação.
O professor pode promover em sala de aula atividades que promovam o domínio efetivo da linguagem quanto à oralidade, leitura e produção de texto, dentre essas atividades estão: a leitura em roda, a elaboração de redações, a apresentação de seminários, a explicação oral resumida de leitura de um livro literário, e, o ...
Ao mediar as situações de ensino, o professor se coloca entre o aluno e a aprendizagem. ... Pensar a dinâmica da sala de aula permitindo que o ambiente seja colaborativo e proporcione o fazer do aluno sob a orientação do professor, agora tutor, é fundamental. Falar menos, ouvir mais, responder menos, perguntar mais!
Se o professor espera que o aluno desenvolva o hábito de ler cada vez mais frequente e com mais qualidade, ele precisa promover e incentivar seu contato com os livros. Leve a turma para a biblioteca da escola, deixe que eles explorem os livros, folheiem as revistas e escolham de maneira autônoma o que desejam ler.
A conquista da leitura aumenta as possibilidades de interação social fertiliza o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento, proporcionando ao aluno ou até mesmo ao professor um desenvolvimento intelectual o qual se torna capaz de realizar escolhas de forma mais consciente.
Dicas para mediar a leitura
Os mediadores de leitura são aquelas pessoas que, de alguma forma, estimulam o outro a ler, ou seja, elas se servem de ponte entre o leitor e o livro. Exercem, então, forte influência. ... Já na escola, a tarefa de mediador cabe ao professor, o qual deve servir de exemplo de leitor, e leitor ativo, crítico.
Uma boa mediação envolve uma boa conversa sobre o livro lido, que vá para além do óbvio, do “literal” do texto, que estimule os participantes a falarem o que sentiram, o que pensaram, que chame a atenção para pontos fortes do livro, que visite novamente algumas páginas, releia trechos etc.
Sugerimos algumas práticas que podem melhorar a eficiência de leitura e de escrita de crianças e adolescentes.
A formação de leitores é um processo constante, que começa em casa, se aperfeiçoa na escola e continua por toda vida, fazendo-se necessário o contato desde a mais terna idade com diversos gêneros textuais. Na busca de criar uma cultura em relação ao hábito de ler.
As formas de identificar o perfil do leitor A primeira atividade do professor na identificação do perfil deve ser natural, propondo leituras aos alunos. Sugira um autor, por exemplo, e observe quais serão as escolhas das obras. Proponha posteriormente um resumo sobre o livro lido.