As principais características são a representação dos números em forma de letras e símbolos que não representam somente a base 10. Esta questão está relacionada com o sistema de numeração romano. Nesse sistema, são utilizadas letras maiúsculas para representar diferentes valores.
Os Babilônios, tão conhecidos por suas antigas observações e cálculos astronômicos, feitos com ábacos, uma invenção do mesmo povo, usavam um sistema de numeração posicional herdado das civilizações Sumérios e acadianos. ... Os primeiros registros desse sistema de numeração datam de cerca de 3100 a.C..
Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.
O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.
As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.
Nos primeiros tempos da humanidade, quando não havia ainda um sistema de contagem, as pessoas costumavem usar os dedos ou pedras, ou então faziam nós em uma corda ou riscos num osso de lobo para marcar a quantidade de objetos ou coisas.Com o tempo , as pedras , os nós nas cordas, os riscos em ossos passaram a não ...
A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo para representar esse conjunto numérico: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resumindo: A classe de números (ou classe numérica) é formada por unidade, dezena e centena e é composta por até três algarismos (a última classe pode não ter três algarismos). A ordem de números começa da direita para a esquerda e representa a posição do algarismo que compõe o número.
Ordem e classes do sistema de numeração decimal A ordem é a posição na qual o algarismo ocupa em um número, sendo analisado da direita para a esquerda.
Toda classe tem a ordem da centena (c), dezena (d) e unidade (u), observe o quadro a seguir: A partir daí fica mais fácil a leitura dos números: 2 351: dois mil trezentos e cinqüenta e um.
5 resposta(s) 5 ordens. tem duas classes ( classe das unidades simples/unidade de milhar.
5 ordens; 2 classes; 0; 4; 8; 40000 + 8000 + 900 + 90. a) A quantidade de ordem de um número é igual a quantidade de algarismos que o mesmo possui. Portanto, o número 48990 possui 5 ordens.
5 ordens
O número 48990 decomposto fica 40000 + 8000 + 900 + 90 + 0. Decompor um número significa escrevê-lo na forma de soma de vários números que o compões. Estes números são obtidos dos algarismos do número inicial seguido de zeros a direita.
12 → O algarismo 2 está na unidade simples; e o algarismo 1 está na dezena simples.
Unidades simples é a primeira ordem da classe das unidades. No número 1.
No sistema decimal, o que utilizamos normalmente, a primeira classe é chamada de classe das unidades simples; a segunda de classe dos milhares (mil); a terceira de classe dos milhões; a seguinte classe dos bilhões; a próxima será a classe dos trilhões e assim por diante.
O 4 está na casa do Milhar, logo, ele equivale a 4 x 1000. O 3 está na casa da Centena, logo, ele equivale a 3 x 100. O 5 está na casa da Dezena, logo, ele equivale a 5 x 10. O 6 está na casa da Unidade, logo, ele equivale a 6 x 1.
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.
O Quadro Valor de Lugar (QVL) O QVL é um instrumento de ensino e aprendizagem em Matemática, geralmente usado em turmas de anos inicias do Ensino Fundamental. Ele ajuda no processo de contagem, na introdução dos conceitos de unidade, dezena e centena e na formação dos números e operações matemáticas.
Para facilitar algumas operações, usamos o Quadro de Valor de Lugar (QVL), por onde podemos saber o valor do algarismo através do lugar que ele ocupa.