A aplicação da TCC no tratamento da depressão permite que o terapeuta conduza o paciente a acessar crenças e regras a partir dos dados ambientais e mnemônicos fornecidos pelo próprio paciente. O indivíduo depressivo traz esses dados saturados de erros de lógica e comportamentos disfuncionais.
Os resultados demonstraram que a Terapia cognitivo- comportamental tem contribuído de maneira eficaz no tratamento da depressão Infantil, sendo assim mostrando-se imprescindível refletir diante dos resultados expostos, que uma infância saudável é essencial para o desenvolvimento pleno do futuro adulto.
A psicoterapia é essencial para todos os tipos de pacientes depressivos, pois tem como objetivo trabalhar as causas emocionais que desencadearam o transtorno. Ao longo das sessões, o paciente será estimulado a refletir sobre a raiz de suas angústias e medos e exercitar o autoconhecimento de maneira profunda.
A tríade cognitiva consiste na visão negativa de si mesmo, na qual a pessoa tende a ver-se como inadequada ou inapta (por exemplo: "Sou uma pessoa chata ", "Sou desinteressante ", "Sou muito triste para gostarem de mim "); na visão negativa do mundo, incluindo relações, trabalho e atividades (por exemplo: "As pessoas ...
A crenças podem ser classificadas em crenças intermediárias (compostas por regras, atitudes, e suposições) e crenças centrais (ideias absolutistas, rígidas e globais sobre si próprio e o outro).
Quais são as técnicas mais utilizadas pelo terapeuta cognitivo-comportamental?
O transtorno de ansiedade caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas somáticos e psicológicos que interferem no funcionamento cognitivo e comportamental. Este, por sua vez, também influencia o surgimento e a manutenção daquele.
A metacognição, uma técnica de refletir sobre os próprios pensamentos, é muito interessante para esses casos. Além disso, algumas técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática, também são eficientes para controlar a ansiedade.
Como controlar a crise de ansiedade?
Os sintomas do transtorno são uma mistura de manifestações físicas, psicológicos e emocionais, como suor em excesso, falta de ar, náusea, taquicardia, pânico, irritabilidade e tensão. Eles aparecem com maior intensidade durante uma crise. Já o sentimento de ansiedade é passageiro.
Os pensamentos ansiosos geram a ansiedade porque eles funcionam como amplificadores das nossas preocupações podendo, até mesmo, nos levar ao limite. Enquanto esses pensamentos ansiosos permanecerem rondando a sua mente, irão torná-la mais caótica e confusa.
Sintomas para identificar um ataque de ansiedade
Outros alimentos fermentados, como queijo, kimchi e produtos de soja fermentados podem ser benéficos para as bactérias naturais do intestino e reduzir a ansiedade e o stress.