No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).
Conhecido também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, e pode ser facilmente obtido através da alimentação diversificada e saudável. Ingestão diária recomendada é de 900 microgramas (3.
Suplemento: quando é necessário? A suplementação de vitamina A, por via oral, pode ser prescrita por médicos e nutricionistas para pacientes que tenham importante deficiência no organismo. Pode ser o caso de pessoas com dietas restritivas, alterações digestivas ou alguma limitação como pancreatite ou sarampo.
Os suplementos de vitamina A são administrados por via oral e não devem ser administrados por via intramuscular ou endovenosa. A concentração dos suplementos de vitamina A é indicada em unidades internacionais, geralmente abreviadas como UI.
Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Laranja. Talvez ela seja a mais lembrada quando o quesito é vitamina C . E com razão: uma unidade de laranja tem 90mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede.
Alimento rico em vitaminas, principalmente a C e a A, bem como antioxidantes (Flavonoides - Hesperidina), minerais como Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Ácido Fólico e Ferro. Contém fibras, pectina que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.
A laranja Mimo-do-Céu é um fruto cítrico ideal para a alimentação de crianças, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais. Esta laranja possui as mesmas características nutricionais e bioativas das demais laranjas, porém, estes possuem acidez muito baixa quando comparadas com qualquer outro fruto cítrico.