- "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Muitos brasileiros começam a ter dúvidas desde a primeira estrofe da letra, “ouviram do Ipiranga às margens plácidas um povo heroico o brado retumbante”. Nesse caso, quem ouviu? Dad esclarece que há ordem inversa e personificação: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante do povo heroico.
A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro.
Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado "Independência ou morte" nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
O sujeito é o termo “as margens plácidas do Ipiranga”, pois foram elas que “ouviram um brado retumbante de um povo heróico”. Devemos tomar cuidado para não confundir com o sujeito indeterminado, achando que este termo é complemento do verbo “ouviram”.
Resposta. Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.
O que é Brado Retumbante: Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".
Sujeito: Quem é que ouviu? Resposta: As margens plácidas do Ipiranga; sujeito simples, pois apresenta um só núcleo: margens. Verbo transitivo direto: ouviu, pois quem ouve, ouve algo/alguém. Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico, pois as margens ouviram o quê?
Não há porque não há, porque o texto oficial é "as margens", sem acento. O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga".
Garrida é um adjetivo e substantivo feminino na língua portuguesa, utilizada para definir algo que está enfeitado, com muita exuberância e adornos; que é elegante e gracioso. Também é o nome dado à um pequeno sino; sineta.
O termo flora é usado normalmente para indicar a variedade de plantas de uma determinada área. A biodiversidade pode ser definida como a variedade de formas vivas existentes em nosso planeta.
Fauna é o nome que se dá à diversidade de animais de uma determinada região. Flora é a diversidade de plantas de uma região. A flora é indispensável para a manutenção da vida na Terra, pois ela é a responsável pelo processo fotossintético.
Na verdade a palavra Flora, é um substantivo coletivo de plantas de uma região, ou seja, flora significa: conjunto de plantas de uma área específica ou período geológico.
Conjunto das plantas que florescem numa determinada época do ano ou num ambiente específico. Reunião das plantas que têm um propósito ou são usadas de uma maneira específica: flora medicinal.
Florar pode ser: - dar ou cobrir-se as flores; - tornar-se belo, enfeitar; Espero Ter auxiliado!
Resposta. É o conjunto de espécies vegetais (plantas) de uma determinada região. Na mitologia greco-romana, Flora é a deusa das flores e dos jardins.
Significado de Fitologia substantivo feminino Botânica; designação antiga do campo da biologia do qual faz parte o reino vegetal, os vegetais. Etimologia (origem da palavra fitologia). Fito + logia.
Fauna é o nome que designa ao conjunto de animais, quer terrestes , quer aquaticos, numa determinada area, chamado tambem de ecossistema. Flora, corresponde a parte da vegetaçao, flores, plantas, arbustos, desse mesmo ecossistema.
Resposta. fauna: é o termo coletivo usado para se referir a vida animal de certa regiao ou por um determinado tempo. flora: termo coletivo para representar as plantas de uma determinada regiao.
Resposta: fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais. Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.