A dieta ocupa uma posição central no desenvolvimento da cárie, pois o diário e frequente consumo de carboidratos alcança a cariogenicidade, ou seja, indivíduo com grande suscetibilidade à doença cárie, tendo efeitos locais (metabolismo da placa - produção de ácidos, que associados a queda do Ph causam a cárie) e ...
Os carboidratos, juntamente com outros fatores influenciam na formação da cárie dentária. A cárie é uma doença multifatorial e sacarose dependente. Ela está intimamente ligada à introdução dos carboidratos refinados na dieta, principalmente a sacarose, sendo este dissacarídeo o mais presente na dieta de crianças.
Quanto à capacidade in vitro dos estreptococos do grupo mutans na produção de ácidos frente aos diferentes açúcares, a sacarose apresentou-se potencialmente mais cariogênica em razão da maior redução do pH do meio ao longo do período de incubação, seguido pelo meio acrescido de lactose.
Para tal podem ser utilizados métodos chamasistêmicos — água fluoretada, sal fluoretado, comprimidos e gotas com flúor — e os tópicos — aplicação tópica profissional, bochechos e pastas de dente fluoretadas.
Além disso, muito açúcar é adicionado na maioria dos alimentos industrializados, inclusive a sacarose que em contato com a superfície dentária é fermentada por microrganismos presentes na placa bacteriana, formando ácidos que dissolvem o esmalte e dá início a cárie.
A cárie é uma doença bacteriana cujo agente principal é o Streptococcus mutans que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias.
A explicação para isso, segundo a odontologista, é por conta das substâncias que os açúcares liberam quando entram no meio bucal. “Alimentos doces viram alimento para as bactérias presentes na microbiota oral. Elas, por sua vez, liberam ácidos que diminuem o pH oral, destruindo os minerais dos dentes”, explica.
Escovar-se os dentes com uma pasta dental com flúor pelo menos duas vezes por dia é um passo crítico para o equilíbrio do "tira e afrouxa" nas superfícies dos dentes e prevenir o processo de caries nos dentes que, continuando assim, tornam-se cavidades maiores.
Descubra como prevenir as cáries com essas dicas simples
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
Para prevenir a cárie é fundamental começar pelo básico: escovar corretamente os dentes após as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Esse é o número mínimo indicado, mas o ideal mesmo é escovar sempre após a ingestão de alimentos. Importante: nunca deixe de escovar os dentes antes de dormir.
1 – Sal e Limão
Primeiramente, se ainda existe algum mito que a cárie pode ser tratada por meio de procedimentos caseiros ou que ela se cura naturalmente após algum tempo, é preciso eliminá-lo de vez. A verdade é que a única forma de tratar a condição é em uma consulta com o dentista.