A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.
Os colhedores devem ser adequadamente treinados para o trabalho de colheita. As acerolas destinadas a mercados consumidores distantes devem ser colhidas "de vez". Durante o processo de colheita, seleção e embalagem, é preciso evitar que os frutos sofram pancadas ou ferimentos, o que acelera sua deteriorização.
A acerola frutifica três a quatro vezes ao ano e há várias espécies, sendo comum encontrar no mesmo pomar plantas com hábitos de crescimento distintos, árvores que produzem frutos em cachos e isolados, com tamanhos, formatos e cores diferentes, fato este que não é interessante para a produção comercial, mas não ...
Na cultura da acerola, a poda drástica pode ser realizada uma vez ao ano e durante o repouso vegetativo (inverno), para reduzir os galhos de maior vigor. É importante que a planta esteja bem nutrida. Tenha cautela na realização do procedimento, para não prejudicar a produção da fruteira.
O tamanho mínimo de vaso para estas espécies é 40 x 40 cm, mas o ideal é 50 x 50 cm ou 60 x 60 cm. “É preciso ter bastante espaço para raiz para a matéria orgânica.
Cada árvore frutífera demanda um vaso de, no mínimo, 20 litros de terra. É necessário que haja espaço suficiente para as raízes da planta se expandirem. Depois disso, reserve no fundo do vaso (até uns 15cm da altura) uma camada de drenagem com pedriscos e cacos de telha ou tijolos, por exemplo.
Deve-se cobrir o torrão até a altura de 2 cm acima do torrão inicial. Após o plantio da muda deve-se fazer a irrigação do vaso. É importante tomar cuidado para não lesionar o caule da planta, caso isso aconteça, pincele um pouco de canela em pó umidecida em água para que aconteça a assepcia do lugar machucado.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
Trinta a quarenta dias após o plantio, fazer adubação de cobertura, usando um adubo se possível de liberação lenta de 3-4 meses, como: Osmocote ou adubo N-P-K (a cada 2 meses), usando-se 01 (um) grama do adubo por litro do substrato do vaso.