Ele deve estar sentado em uma cadeira, com as costas apoiadas. O cotovelo deve estar apoiado na mesa e o braço deve estar apoiado ao mesmo nível que o coração. Pode usar qualquer braço, mas o esquerdo é preferível. As pernas não devem estar balançando nem devem estar cruzadas, devendo estar apoiadas no chão.
O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam. Resultado: ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade.
1- Qual a importância de medir a frequência cardíaca? A medição da frequência cardíaca é extremamente importante, sobretudo durante a prática de atividades físicas. A observação dos valores encontrados é fundamental para avaliar se o esforço praticado é compatível com a capacidade cardíaca do indivíduo.
Por isso há a necessidade de termos que fazer três ou mais medidas desses batimentos, para tirarmos uma media de como é o intervalo de tempo entre cada um e termos uma base mais precisa para se avaliar cada paciente e suas respectivas necessidades.