EQST

O Que Nominal E Verbal?

O que é nominal e verbal?

Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome.

O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é uma flexão nominal?

Flexão nominal é o estudo do gênero e número dos substantivos, adjetivos, numerais e pronomes. Essencialmente é o estudo do plural e gêneros dos nomes. FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO: ... Os substantivos femininos são precedidos pelo artigo “a”.

O que é regência nominal exemplos?

Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. ... Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Observe o exemplo.

O que é regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.

Quais são as regências nominais?

Compreendemos que regência nominal é a relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. Da mesma forma também ocorre tal relação de dependência com os verbos. No entanto, a relação entre verbo e complemento pode dar-se ou não acompanhada por preposição.

Como identificar uma regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.

Como identificar a regencia de um verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Como identificar um erro de regência verbal?

Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

O que são erros de regência?

Um erro muito comum de norma culta na redação é quanto à regência verbal. Por não compreender bem os conceitos de transitividade e intransitividade, os alunos podem cometer erros graves, considerando que as diferentes regências interferem no significado da palavra.

Como saber se o verbo pede preposição ou não?

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto.

Qual a regência verbal incorreta?

A opção que apresenta a regência verbal INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua, é: b. ... O verbo "agredir" é transitivo direto, logo seu complemento é objeto direto, ou seja, não é introduzido por preposição. Sendo assim, o pronome oblíquo "lhe" NÃO poderia ser usado.

Em qual das alternativas Há um erro de regência verbal do verbo assistir?

Alternativa a: Assistimos ontem um belo filme na televisão. O correto é: Assistimos ontem a um belo filme na televisão. O verbo "assistir", com o sentido de "ver", é transitivo indireto e, assim, exige preposição. O mesmo verbo, com o sentido de "ajudar", é transitivo direto, e não é acompanhado por preposição.

Está correta a regência verbal da frase?

Está correta, pois o verbo enviar não exige preposição quando é transitivo direto. C) Quem assiste, assiste a algo, logo, o correto seria: Assisti ao jogo ontem à noite. D) Quem assiste, assiste a algo. Logo, o correto seria: O filme a que assistimos é excelente.

Quanto a regência nominal assinale a alternativa incorreta?

Resposta. Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Resposta: acho letra D.

Onde há erro de regência nominal?

(TJ - SP) Indique onde há erro de regência nominal: Quest.: 4 Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. Ele é muito apegado em bens materiais. Ela era suspeita de ter assaltado a loja. A confiança dos soldados no chefe era inabalável Estamos fartos de tantas promessas.?

Quanto a regência verbal todas as alternativas estão corretas exceto em?

Com referência à regência do verbo assistir, todas as alternativas estão corretas, exceto em: A) Assistimos ontem um belo filme na televisão. B) Os médicos assistiram os doentes durante a guerra.

Qual o sentido do verbo na charge?

Resposta: O sentido de ver é o sentido de que não estamos cegos, porque se estivermos cegos não enxergaríamos.

Qual a transitividade do verbo assistir?

O verboassistir” será transitivo indireto quando significar “presenciar”, “estar presente”, necessitando de um objeto indireto.

Quanto a regência do verbo assistir Pode-se afirmar que?

a regência do verboassistir” está adequada, pois esse verbo no sentido de “presenciar, ver” não exige preposição. ... a regência do verboassistir” está inadequada, pois “assistir” no sentido de “presenciar, ver” não exige preposição.

Qual a regencia do Verbo aspirar?

O verbo aspirar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a, quando apresenta o sentido de desejar muito alguma coisa, sendo sinônimo de ambicionar, almejar, querer, cobiçar,... Você sabe bem que eu aspiro à melhoria da minha condição de vida.